EnglishPortugueseSpanish

Portaria torna obrigatória a notificação de resultados de testes da Covid-19

Todos os laboratórios públicos e privados que estão realizando testes de Covid-19 deverão enviar notificação dos resultados para o Ministério da Saúde.
Laboratórios deverão enviar notificação de resultados de testes de Covid-19 ao MS
Foto: freepik

Todos os laboratórios das redes pública e privada, universitários e quaisquer outros, em todo o Brasil, que estejam realizando testes para detectar a Covid-19 deverão, obrigatoriamente, notificar os casos ao Ministério da Saúde. O prazo para encaminhamento é de 24 horas após a realização do teste. Os resultados devem ser transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A exigência está prevista na Portaria nº 1.792, publica pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (21/7).

Todos os resultados de testes diagnósticos, sejam positivos, negativos, inconclusivos e correlatos, e em qualquer metodologia devem ser notificados ao Ministério da Saúde. Os resultados de testes que forem feitos em laboratórios privados devem ser disponibilizados aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). A notificação ficará a cargo dos gestores e responsáveis dos laboratórios.

Participação dos farmacêuticos

Os farmacêuticos que desejarem saber mais sobre os sistemas de notificação podem realizar gratuitamente o curso de rastreamento em saúde e realização de “testes rápidos” para Covid-19 por farmacêuticos, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) na plataforma edu.farma.

Orientações da Portaria

Elaine Morelo, uma das professoras do curso, explica que, para os laboratórios públicos que fazem parte da Rede Nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) e que utilizam o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), a rotina permanece a mesma: “O Sistema GAL já está conectado com a RNDS”, ressalta.

Os laboratórios públicos e privados que não utilizam o GAL terão até o dia 4 de agosto para realizarem as adequações para uso da RNDS. “Esses laboratórios deverão solicitar o uso da RNDS por meio do portal de serviços do Ministério da Saúde. Serão disponibilizados aos laboratórios toda a documentação técnica e suporte para eventuais dúvidas no endereço eletrônico”, comenta Elaine.

Veja também: Pague Menos amplia realização de testes rápidos de Covid-19 para Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu