Roche e Butantan vão avaliar imunização gerada pela vacinação

O projeto piloto da Roche e do Instituto Butantan vai avaliar, por meio de testes desenvolvidos pela farmacêutica, a eficácia da imunização gerada pela vacinação.
Roche e Butantan vão avaliar imunização após vacinação
Foto: freepik
Publicidade

A Roche Diagnóstica inicia um projeto piloto junto ao Instituto Butantan para avaliar a resposta imune gerada pela vacinação. O presidente da farmacêutica, Antonio Vergara, disse que a iniciativa é realizada por meio de um teste sorológico que a empresa lançou e pode detectar a eficácia das vacinas contra as variantes da Covid-19. A informação foi apurada pelo Valor Econômico e publicada no último dia 14 de abril.

Com a parceria, já foram aplicados cerca de 100 mil testes. “Esse produto pode ser usado em pessoas vacinadas com qualquer imunizante, não somente com a Coronavac. Devemos aumentar muito esse fornecimento, a situação é crítica. Isso vai permitir acompanhar, de uma forma mais eficaz, a resposta imune gerada com a vacinação”, fala Vergara.

O teste sorológico da Roche, o Elecsys Anti-SARS-CoV-2 S, foi desenvolvido para medir a quantidade de anticorpos produzidos contra a proteína Spike do vírus. Segundo a Roche, o padrão quantitativo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde. O teste tem especificidade de 99,98% e 98,8% de sensibilidade na detecção de anticorpos após 14 dias ou mais.

De acordo com Vergara, é estimado que o projeto piloto verifique 1% da população vacinada pela Coronavac e que, se houver convencimento da relevância da resposta imune, será possível fazer 10% de testes em 50 milhões de vacinados: “O piloto com o Butantan pode ser levado a um programa oficial para acompanhar essa imunidade”. Contudo, ainda não houve conversas oficiais com o Ministério da Saúde.

Veja também: Farmácias detectaram mais de um milhão de casos de Covid-19 em um ano

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo