Raia Drogasil lidera ranking das maiores empresas do segmento de Drogarias e Perfumaria

Conheça as 10 maiores drogarias do Brasil de acordo com a edição 2023 do ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro.
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A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) acaba de divulgar a edição 2023 do ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, mostrando que as grandes e médias empresas aprofundaram as transformações iniciadas na pandemia e souberam se reinventar. No segmento de Drogarias e Perfumaria, a Raia Drogasil é líder.

“Movimentos que já havíamos identificado anteriormente, como a consolidação dos marketplaces, a digitalização do comportamento dos consumidores e o reforço à governança, se solidificaram e passaram a dominar a estratégia dos negócios”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.

A edição 2023 do ranking mostra que as 300 maiores empresas do varejo brasileiro tiveram, no ano passado, um faturamento bruto de R$ 1,046 trilhão, um crescimento de R$ 153,6 bilhões sobre o ano anterior. Em 2022, as 300 maiores haviam aumentado seu faturamento em quase R$ 100 bilhões sobre 2021, o que mostra uma aceleração do grande varejo.

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O Carrefour lidera a lista, com um faturamento bruto de R$ 108 bilhões – e é a primeira empresa do varejo brasileiro na história a ultrapassar a marca dos R$ 100 bilhões em vendas anuais. As cinco maiores empresas do ranking (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas) somaram um faturamento de R$ 285,9 bilhões ou 27,33% do faturamento das 300 maiores e 10,95% do faturamento total do varejo ampliado brasileiro.

No ranking geral, a Raia Drogasil ocupa o 6º lugar, com faturamento anual de R$ 30,9 bilhões. No ranking do segmento de Drogarias e Perfumarias, a rede lidera, seguida de Grupo Boticário, Natura&Co, DPSP, Pague Menos, Farmácia São João, Panvel Farmácias, Drogaria Araújo, Clamed Farmácias/Drogaria Catarinense e Drogaria Nissei.

Clique aqui para ter acesso ao ranking completo

Segundo a SBVC, o setor de Drogarias e Perfumarias vem experimentando, nos últimos anos, um ciclo de crescimento ininterrupto. Em 2019, as vendas das empresas do segmento neste ranking somavam R$ 72,8 bilhões. Em 2022, esse número saltou para R$ 129,6 bilhões – uma expansão de 78,02% em apenas quatro anos.

“Esse é um setor que, em geral, baseia sua expansão orgânica em seus próprios recursos. Dessa forma, iniciativas como a abertura de 208 unidades pela Raia Drogasil impressionam, tanto pela capacidade de identificar novas oportunidades de expansão quanto pela capacidade de rentabilizar esses pontos de venda”, analisa o presidente da SBVC.

Com 21 empresas no ranking, o setor de Drogarias e Perfumarias representa 7% do número de companhias apresentadas no estudo da SBVC, mas responde por 12,4% do faturamento total das 300 maiores. Seu volume de R$ 129,6 bilhões, bastante concentrado nas cinco maiores do segmento (share de 76,06%), evidencia uma das principais características do segmento: a presença de algumas poucas empresas de alcance nacional e diversas companhias com muita força regional, entre elas a Drogaria Venâncio, do Rio de Janeiro. Apenas 4 das 21 empresas estão nos 27 estados.

Vale destacar a presença do varejo digital no setor. Das 21 empresas – 20 contam com um e-commerce –, as nove que divulgaram o faturamento de suas operações online movimentaram R$ 6,2 bilhões, um número que certamente não conta a história completa, mas mostra que o digital se apresenta como um canal de vendas relevante para o setor.

Ainda nessa jornada digital, vale a pena destacar que 11 das 21 empresas vendem via WhatsApp, um canal que reforça ainda mais a vocação de proximidade e conveniência das empresas do setor. Além disso, cinco delas operam marketplaces e 12 fazem parte de alguma plataforma de venda digital, incluindo as cinco que possuem suas próprias plataformas.

“Em síntese, o varejo de Drogarias e Perfumarias está muito antenado às possibilidades de ampliação de vendas pelos canais digitais e à integração com suas operações físicas”, finaliza Terra.

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Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
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