Um novo coração para a Vitamedic

Companhia revitaliza-se sob a gestão de Wilmar Oliveira, executivo que já passou por Medley e Cimed e que aceitou o desafio de ampliar a participação de mercado da farmacêutica de Goiás.
Publicidade

A farmacêutica Vitamedic tem um novo coração, e ele se chama Wilmar Oliveira, executivo que vem promovendo mudanças profundas na companhia desde que assumiu o cargo de diretor superintendente no fim de 2022. E uma nova assinatura: Vitamedic – Amor Pela Vida, fruto da reestruturação iniciada no ano passado.

Wilmar – um líder reconhecido e admirado – assumiu o desafio de ampliar a participação de mercado da Vitamedic como quem cuida de um filho: com amor e respeito, mas convicto do que é melhor para a companhia no curto, médio e longo prazo. Tanto que elegeu três principais frentes de atuação: melhoria dos processos produtivos, contratação de novos profissionais e diversificação do portfólio de produtos.

A fábrica, localizada em Anápolis, no estado de Goiás, passa atualmente por um momento de transferência de tecnologia com os objetivos de aprimorar e agilizar a produção, mantendo a qualidade e cumprindo todas as normas sanitárias. Os novos equipamentos ampliarão a capacidade produtiva da farmacêutica e reduzirão os custos de produção, contribuindo para a farmacêutica atingir seus objetivos mais rapidamente.

“Uma das nossas prioridades é reduzir o custo de produção com a implantação de um sistema único e integrado de gestão, que vai gerenciar toda as etapas, desde a entrada da matéria-prima até a finalização do produto”, destacou Wilmar durante visita da Revista da Farmácia à sede da empresa no início de agosto.

Dependências da fábrica em Anápolis (GO)

Nova fábrica continua em expansão

Com 30 mil m2, a nova fábrica da Vitamedic, concluída em 2019, continua, na verdade, em plena expansão. A produção de efervescentes está pronta para começar, com capacidade produtiva para 5 mil frascos por hora. A nova linha chega ao mercado com três apresentações: Vitamina C; Vitamina C + Zinco; e Vitamina C + Zinco + Vitamina D, uma grande aposta em um mercado que vem crescendo muito desde a pandemia de Covid-19.

Além disso, está prevista, para o fim de 2024, a inauguração de uma área de produção de antibióticos injetáveis, cuja capacidade produtiva aproximada será de 18 mil frascos por hora. Devido às exigências sanitárias, o processo ainda precisa de aprovação na Anvisa, mas todos estão otimistas de que o cronograma será cumprido.

Todas as mudanças feitas na fábrica até o momento elevaram a capacidade produtiva de 7 milhões de unidades por mês, em 2022, para 14 milhões em 2023. “Nossa meta é chegar a produzir 20 milhões de unidades mensalmente. Contribuirá para isso o fato de que vamos inaugurar um novo CD em janeiro de 2024, que terá o dobro de capacidade do nosso depósito atual. Teremos condições de armazenar cerca de 80 milhões de unidades”, destacou o executivo.

Prédio que abrigará novo CD depois da reforma

A expansão do parque fabril de 2015 a 2022 promoveu um crescimento de 445% no número de unidades produzidas, impactando positivamente a participação de mercado. De acordo com dados da Close-up International, empresa que audita o setor, a Vitamedic faturou R$ 247,9 milhões no MAT 06/2023. Dentro de seu mercado relevante, ou seja, com quem concorre, a companhia ocupa a 6ª posição. Hoje, a farmacêutica está presente em 90 mil pontos de venda, ou seja, em praticamente 100% do varejo farmacêutico, das grandes redes ao independente.

Leia também: Raia Drogasil lidera ranking das maiores empresas do segmento de Drogarias e Perfumaria

Diversificação do portfólio: novos medicamentos e linha de suplementos

Segundo Wilmar, um dos grandes desafios da Vitamedic para conquistar ainda mais participação de mercado é diversificar o portfólio. E, para isso, a companhia vem definindo estratégias importantes, como valorizar o setor de P&D para desenvolver novos produtos e novas tecnologias. A previsão é que sejam investidos R$ 30 milhões até o fim do ano nesse setor, que emprega cerca de 100 pesquisadores atualmente.

A Vitamedic tem um portfólio composto de 101 produtos e 161 apresentações, majoritariamente medicamentos genéricos e produtos de marca. Até o fim de 2026, pretende lançar mais 164 novos produtos, incluindo suplementos e nutracêuticos, um segmento para o qual a empresa já despertou a atenção. Prova disso é a criação da linha Trustfuel, composta por 143 produtos com fórmulas exclusivas nas linhas Wellness e Sport Nutrition. Entre os mais vendidos estão os suplementos Testo + Woman e Sarcopen.

Linha Trustfuel de suplementos e vitaminas

“Criamos um produto de alto padrão para um público específico. Além de um e-commerce próprio, estamos selecionando com muito cuidado nossos parceiros. No canal farma, os suplementos da Trustfuel já estão em cerca de 400 lojas da Raia Drogasil. E estamos entrando no canal alimentar com uma possível parceria com o Grupo Pão Açúcar”, adiantou Wilmar.

Empresa do Grupo José Alves

A Vitamedic nasceu em 1977 como Fundação Instituto Terapêutico Vitapan, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Em 1990, foi transferida Goiás e, em 1991, passou a chamar Vitapan Indústria Farmacêutica. Em 2004, a empresa ampliou sua linha de sólidos.

Em 2015, foi adquirida pelo Grupo José Alves, que retomou a ampliação do processo produtivo de sólidos, líquidos e semilíquidos, grande parte concluída em 2019. No entanto, a expansão continua até os dias atuais com a implantação da produção de efervescentes e antibióticos injetáveis.

O Grupo José Alves, do qual a Vitamedic faz parte, possui oito empresas e atua em sete segmentos, entre eles, o farmacêutico. Em 2022, seu faturamento líquido chegou a R$ 2,6 bilhões e atualmente seu valor de mercado está avaliado em R$ 4,54 bilhões.

Legado de mais 20 anos, agora, a favor da Vitamedic

O executivo Wilmar Oliveira atua há 23 anos no mercado farmacêutico, mais especificamente nos segmentos de genéricos, similares, vitaminas e MIPs de marca. Acompanhando o setor desde o início dos genéricos no Brasil, Wilmar presenciou os principais fatos que marcaram a evolução desses mercados.

Desses 23 anos, 18 foram dedicados às farmacêuticas Medley e Cimed, onde trabalhou por aproximadamente 9 anos em cada uma delas. “A trajetória de quase dez anos na Medley me trouxe a habilidade em lidar com as diversas culturas, seja nas relações humanas, seja na forma de fazer negócios em vários estados, pois comecei em Goiás, passei pelo Norte e Nordeste e encerrei meu ciclo na Medley morando no Rio de Janeiro para atender às regiões Sul e Sudeste”, relembra Wilmar.

Na Medley, vendida para a Sanofi em 2009, Wilmar teve a oportunidade de trabalhar na consolidação de uma marca forte por meio da credibilidade e qualidade dos produtos atestados pelos médicos. Era muito comum um paciente chegar ao balcão de uma farmácia e pedir um genérico da Medley.

“Na Medley, aprendi a fazer o certo da primeira vez, prometer o que posso cumprir e que a palavra é nosso patrimônio”, pontua o executivo, para quem a empatia é fundamental nas relações de liderança e os negócios devem ser bons para as duas partes.

Wilmar apresenta conceito da nova marca a Luis Marins, presidente da Ascoferj

Em maio de 2013, Wilmar assume novos desafios na Cimed, e, em 2018, é promovido a Diretor Comercial. “Costumo dizer que trabalhar na Cimed é um estilo de vida. O espírito empreendedor do ‘sangue amarelo’ logo me dominou, pois é uma companhia que te envolve por completo pela boa energia dos acionistas, a quem eu sou muito grato pelas oportunidades. Mas decidi que havia chegado a hora de mudar o meu estilo de vida”, acrescenta.

O crescimento acelerado da Cimed deu a Wilmar uma visão completa sobre como as áreas de uma empresa são interligadas, com decisões isoladas afetando toda a engrenagem. “Por isso, envolver as pessoas em decisões, ouvi-las, medir os impactos sem deixar de lado a ousadia e a velocidade na tomada de decisões foram os meus maiores aprendizados.”

Aprendizado esse que Wilmar parece aplicar com maestria na Vitamedic quando promove, por exemplo, a liberdade para o conflito de ideias em seu modelo de gestão. Nas poucas horas em que estivemos com o executivo e sua equipe, é possível perceber o quão motivadas as pessoas estão para acompanhar Wilmar em sua nova jornada. Ele vai longe, mas não vai sozinho. Ao seu lado, há uma leva de seguidores.

A Revista da Farmácia viajou a convite da Vitamedic.

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo