[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBCF), maior evento da profissão farmacêutica na América do Sul, começou n última quinta-feira (9), em Foz do Iguaçu (PR). Até o sábado, 12, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) espera reunir 4 mil participantes. Estarão em debate, no evento, variados temas relacionados à área, entre os quais, a regulamentação do acesso à cannabis medicinal no Brasil; os mitos sobre o uso da substância; o ciclo desse medicamento, da farmacologia básica à evidência clínica; e o papel da farmácia magistral e da indústria farmacêutica neste contexto. No congresso ainda será traçado um panorama do uso da Cannabis medicinal em nosso país e no mundo.
Como profissional da saúde especialista em medicamentos, o farmacêutico tem muito a contribuir em todo o ciclo da cannabis medicinal, da pesquisa à indicação, dispensação e acompanhamento do uso, avalia o presidente do conselho, Walter Jorge João, que é também o presidente de honra do II CBCF. “O futuro da saúde pública no mundo pós-pandemia nos impõe, como farmacêuticos, uma enorme responsabilidade. Precisamos estar preparados e antenados às novas tecnologias e práticas que nos permitirão oferecer os serviços com a qualidade que a população precisa”, declara.
O coordenador geral do Congresso e o diretor secretário-geral do CFF, conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires, destaca que a escolha do local do evento se deu pela localização estratégica da cidade e pelas belezas naturais da região. “Nós escolhemos Foz do Iguaçu para sediar o Congresso, pela segunda vez, porque a cidade possui uma localização privilegiada, entre o Brasil, Paraguai e Argentina, além de ser um dos mais belos cartões postais do planeta e possuir uma das melhores infraestruturas para realização de grandes eventos do Brasil”.
Ocorrem simultaneamente ao II CBCF, o III Congresso Brasileiro de Farmácia Estética, o Simpósio Brasileiro sobre Clínicas e Consultórios Farmacêuticos, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos em Serviços de Vacinação, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos da Indústria e Varejo, o Seminário Farmacêutico de Medicina Tradicional Chinesa e a Conferência Nacional de Análises Clínicas CFF/SBAC. Serão 72 palestras, 36 mesas-redondas e painéis, 32 minicursos, 12 oficinas, 4 casos clínicos interativos, 4 conferências, 4 talk shows, 4 circuitos de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e 12 workshops empresariais. As inscrições estão disponíveis no local do evento.
Veja também: Prêmio Destaque Ascoferj anuncia vencedores da 15ª edição
Fonte: CFF