Conferência LATAM aprofundou debate sobre varejo farmacêutico latino-americano

Conferência LATAM da Febrafar tem sua primeira edição
Paulo Paiva, da Close-up, durante a Conferência LATAM (Foto: Ale Fotógrafo)
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Mesmo com a proximidade territorial, os países da América Latina possuem muitas diferenças em relação ao varejo farmacêutico. É o que ficou evidenciado na 1ª Conferência LATAM do Mercado Farmacêutico, organizado pela Febrafar em parceria com a Close-up e a Abradilan.

1ª edição do evento

O evento reuniu os 200 principais nomes da indústria e do mercado para debater e traçar um panorama do varejo farma na região. Realizada nos dias 8 e 9 de agosto, em São Paulo, a conferência reuniu representantes do Brasil, México, Bolívia, Equador, Peru, Chile e Argentina.

Foram discutidos assuntos como modelo de atendimento e produtos oferecidos, modelo de distribuição, a possibilidade de marcas próprias de medicamentos para redes, e-commerce e modelo de pagamento de medicamentos.

“Foi apenas a primeira edição da Conferência LATAM, mas foi inovador. Ampliamos muito a visão sobre o mercado farmacêutico, possibilitando aos participantes uma ampla análise de realidades distintas. Isso possibilitou a troca de experiências e o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento desse importante mercado”, analisou Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

Logística da distribuição

Paulo Paiva, vice-presidente da Close-up, participou do evento e destacou que o setor de logística enfrenta grandes desafios todos os dias. Ele fala também sobre a importância de se investir na descentralização e na inovação.

“Nós temos 8,1 bilhões de unidades distribuídas no Brasil, são 95.926 farmácias em 5.539 cidades e temos o mercado de distribuição dividido na seguinte forma: distribuidores nacionais, regionais e hospitalares”, comentou.

Os distribuidores nacionais são os grandes grupos econômicos, com presença em todos os estados brasileiros e que atendem farmácias, hospitais e outros segmentos. Os regionais são pequenos e médios grupos espalhados pelo País, sendo regionalizados e defendendo as farmácias independentes. Já os hospitalares têm como foco o atendimento de clínicas e hospitais.

“No momento, a maior rede de País tem 14% do mercado e o maior distribuidor tem 30%. E o distribuidor enfrenta muitos desafios, como o aumento diário do número de farmácias; a diversidade de produtos que as farmácias exigem; além da concorrência. Algumas redes fazem a compra direta e, portanto, compram menos do distribuidor. Felizmente, existem associações, como a Abradilan, que incentivam a relação entre distribuidor e varejo”, afirmou Paiva.

Abradilan no mercado

Segundo Jony Sousa, presidente da Abradilan, são feitas mais de 50 mil entregas por dia, com mais de 4,5 mil veículos, que trabalham 24 horas na maioria das cidades brasileiras: “Todos os dias separamos 4,3 milhões de unidades e estamos presentes em 95% das farmácias, mais fortemente nas pequenas e médias”.

A maioria das associadas são empresas regionais – são 157 distribuidores e 75 grupos econômicos. “Somos distribuidores locais. A Abradilan tem 750 m² de centros de distribuição espalhados em todo o País, mais de 17 mil colaboradores e nove mil somente na equipe comercial”, explicou Sousa.

O executivo destacou que a maior atuação da entidade é no mercado de medicamentos genéricos e similares, onde detém 30% do mercado total.

Veja também: Encontro Farmarcas movimenta o varejo farmacêutico

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Fundador da Drogaria Venancio é um dos indicados na categoria Master do programa de empreendedorismo da EY Brasil.
Evento apresentou os principais indicadores que precisam ser medidos e os processos que todos os gestores devem realizar no dia a dia da farmácia.
Evento prevê atrair 1.500 farmacêuticos e acontecerá em paralelo ao congresso do Conselho Federal.
Nos dias 18, 19 e 20 de março de 2025, o setor farmacêutico vivenciará uma nova experiência em um evento que impulsiona o mercado.
Rede de drogarias também celebrou dez anos de Tiro Certo, campanha criada para reconhecer colaboradores e parceiros.
MIT reuniu os principais representantes da indústria e da distribuição farmacêutica global e discutiu inovações e tendências.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo