Mais de 6,5 mil farmácias brasileiras já dispõem de programas de assistência clínica, nos moldes de países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Mas, apesar da crescente adesão de pacientes e do avanço nas resoluções que regulamentam a atividade, o setor encara desafios culturais, tecnológicos e legais para alavancar a operação. Com base nesse contexto, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) promove a quinta edição do Congresso de Salas Clínicas.
Leia: Chegada do inverno pode gerar boas vendas para o varejo
Em formato virtual, o evento acontecerá nas tardes de segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de julho, entre 14h e 17h. “Conseguimos congregar especialistas e formadores de opinião vinculados a todo o ecossistema de saúde. Essa integração com atores como hospitais e provedores de tecnologia é fundamental para democratizar o acesso à assistência farmacêutica e mudar a realidade de adesão a tratamentos no país”, observa Sergio Mena Barreto, CEO da entidade e responsável pela organização.
O primeiro dia será aberto por uma panorâmica sobre o posicionamento das farmácias como hubs de saúde, em palestra ministrada por especialistas da Clinicarx, plataforma voltada à gestão dessas operações. Na sequência, o congresso dará ênfase a dois serviços considerados estratégicos nesse processo de transformação: os testes de análises clínicas, regulamentados no fim do ano passado pela RDC 786, e a telessaúde.
A explanação sobre os testes terá como foco a importância do varejo farmacêutico como ponto para a realização de exames de PSA, com a participação de Maria Claudia Cruz Andreoli, representando a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), e Marcelo Amador, gerente de treinamento da farmacêutica Apsen. “Vamos estruturar uma ação especial para incentivar a prática desses testes, realçando o papel estratégico das farmácias”, reforça Barreto.
Já o painel sobre telessaúde terá como convidado especial Cláudio Lottenberg, presidente do conselho administrativo do Hospital Albert Einstein e que também lidera o Instituto Coalizão Saúde.
Marco legal e casos de sucesso
O segundo dia terá as presenças de Alex Costa, executivo da UNICEF, e de Daniel Pereira, diretor da Anvisa. Em pauta, a necessidade de atualizar a legislação em torno dos serviços farmacêuticos. “É imperativo termos um marco legal mais moderno, que vá ao encontro da demanda atual e estabeleça uma padronização desses serviços em todo o Brasil”, entende Barreto.
Leia também:
O encerramento ficará a cargo das próprias redes de farmácias, que partilharão com os participantes as experiências de sucesso na adoção da assistência clínica. O palco terá executivos da Drogaria Venancio, Farmácias Pague Menos, Farmácias São João, Grupo DPSP e RD Saúde.
5º Congresso de Clínicas da Abrafarma
Data: 22 e 23 de julho (segunda e terça-feira)
Horário: 14h às 17h
Formato: 100% virtual