Congresso dá visibilidade aos serviços clínicos em farmácias

Evento da Abrafarma reúne casos de sucesso e debate o futuro dessa operação.
Congresso dá visibilidade aos serviços clínicos em farmácias
Foto: Mais de 6,5 mil estabelecimentos mantêm programas de assistência farmacêutica nos moldes de países como Canadá e EUA
Publicidade

Mais de 6,5 mil farmácias brasileiras já dispõem de programas de assistência clínica, nos moldes de países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Mas, apesar da crescente adesão de pacientes e do avanço nas resoluções que regulamentam a atividade, o setor encara desafios culturais, tecnológicos e legais para alavancar a operação. Com base nesse contexto, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) promove a quinta edição do Congresso de Salas Clínicas.

Leia: Chegada do inverno pode gerar boas vendas para o varejo

Em formato virtual, o evento acontecerá nas tardes de segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de julho, entre 14h e 17h. “Conseguimos congregar especialistas e formadores de opinião vinculados a todo o ecossistema de saúde. Essa integração com atores como hospitais e provedores de tecnologia é fundamental para democratizar o acesso à assistência farmacêutica e mudar a realidade de adesão a tratamentos no país”, observa Sergio Mena Barreto, CEO da entidade e responsável pela organização.

O primeiro dia será aberto por uma panorâmica sobre o posicionamento das farmácias como hubs de saúde, em palestra ministrada por especialistas da Clinicarx, plataforma voltada à gestão dessas operações. Na sequência, o congresso dará ênfase a dois serviços considerados estratégicos nesse processo de transformação: os testes de análises clínicas, regulamentados no fim do ano passado pela RDC 786, e a telessaúde.

A explanação sobre os testes terá como foco a importância do varejo farmacêutico como ponto para a realização de exames de PSA, com a participação de Maria Claudia Cruz Andreoli, representando a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), e Marcelo Amador, gerente de treinamento da farmacêutica Apsen. “Vamos estruturar uma ação especial para incentivar a prática desses testes, realçando o papel estratégico das farmácias”, reforça Barreto.

Já o painel sobre telessaúde terá como convidado especial Cláudio Lottenberg, presidente do conselho administrativo do Hospital Albert Einstein e que também lidera o Instituto Coalizão Saúde.

O segundo dia terá as presenças de Alex Costa, executivo da UNICEF, e de Daniel Pereira, diretor da Anvisa. Em pauta, a necessidade de atualizar a legislação em torno dos serviços farmacêuticos. “É imperativo termos um marco legal mais moderno, que vá ao encontro da demanda atual e estabeleça uma padronização desses serviços em todo o Brasil”, entende Barreto.

Leia também:

O encerramento ficará a cargo das próprias redes de farmácias, que partilharão com os participantes as experiências de sucesso na adoção da assistência clínica. O palco terá executivos da Drogaria Venancio, Farmácias Pague Menos, Farmácias São João, Grupo DPSP e RD Saúde.

5º Congresso de Clínicas da Abrafarma 

Data: 22 e 23 de julho (segunda e terça-feira) 

Horário: 14h às 17h 

Formato: 100% virtual

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Indústrias farmacêuticas, distribuidoras e empresas de serviços ofereceram condições especiais para licenciados da rede no Rio de Janeiro.
Representantes do varejo, da distribuição e da indústria farmacêutica fizeram networking e doaram alimentos a uma organização sem fins lucrativos.
Programa projeta reunir 600 farmacêuticos com foco na capacitação profissional.
Inspirada na nova coleção Choco Cherry, marca leva experiências sensoriais e deliciosas à feira, com a participação de Karen Bachini.
Público descobriu técnicas para influenciar a decisão de compra do cliente no PDV.
Marca reforça compromisso com proteção e cuidado ao patrocinar um dos maiores eventos musicais do Brasil.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.