EnglishPortugueseSpanish

Evento da Close-up International reúne lideranças e traz insights sobre setor farma

Close-up realiza evento sobre setor farmacêutico
Foto: Humberto Teski

Na última quarta-feira (14/10), a Close-up International promoveu o Close-up Outlook Digital 2020, evento da empresa de auditoria do setor farmacêutico a nível mundial. Realizada totalmente online, a mesa-redonda reuniu diversas lideranças de entidades que integram o canal farma para discutir situações e insights sobre o momento atual de pandemia e as consequências disso.

A conversa foi mediada por Paulo Paiva, vice-presidente Latam Close-up International, e teve a participação de executivos como Edison Tamascia, presidente da Febrafar; Ivan Coimbra, diretor executivo da Abradilan; Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma; Oscar Yazbek, diretor executivo da Abafarma; e Sergio Mena Barreto, diretor executivo da Abrafarma.

Mudanças trazidas pela Covid-19 e futuro

Após sete meses do início da pandemia, é possível notar muitas mudanças em todos os elos da cadeia farmacêutica. Foi necessário agilizar mudanças há muito tempo pedidas pelo setor, como, por exemplo, a utilização da prescrição digital, da telemedicina e também uma facilitação na aprovação de processos regulatórios da Anvisa.

Edison Tamascia revelou que sua maior preocupação é dar prosseguimento a essas modificações: “Todos os novos processos foram feitos de forma provisória e, com a vacina, podemos retroagir ao lugar em que estávamos em 2019. Atualmente vivemos um novo modelo de saúde que se mostrou totalmente eficiente e que funciona”.

Já Ivan Coimbra se mostrou mais otimista quanto ao futuro pós-Covid: “É natural que haja um retorno a alguns modelos que eram realizados antes da pandemia, mas o setor nunca conversou tanto quanto agora e esses temas relevantes têm estado presentes nas discussões, o que impede um retrocesso. As mudanças fazem bem para o sistema como um todo, não apenas para um elo específico”.

Atuação da Anvisa

Um ponto bastante mencionado pelos executivos foi a agilidade na atuação da Anvisa, que também se mostrou mais aberta às conversas com as entidades. Nelson Mussolini destacou a importância dessa ação mais ativa: “Nós conseguimos aprovar estudos clínicos de vacinas em 15 dias. A partir disso, entendemos que é possível aprovar outros estudos sobre outras doenças na mesma velocidade, trazendo um desenvolvimento técnico e científico”.

Mudanças refletem no consumidor

Uma das maiores preocupações do setor nesses sete meses são os consumidores e as suas experiências dentro das farmácias e drogarias. Para Sergio Mena Barreto, os clientes sairão com valores bastante diferentes depois da pandemia: “Algumas farmácias localizadas nos centros de grandes cidades sofreram muito durante o período mais crítico do isolamento social, pela ausência de trabalhadores. A dinâmica foi totalmente alterada, e as farmácias de bairro ganharam força”.

O diretor executivo reafirmou que não há nada mais simbólico do que os quase um milhão de testes rápido para detectar a Covid-19: “O teste simboliza o protagonismo do cliente no cuidado de sua saúde. Antes, ele buscava no Google informações sobre a doença, agora ele tenta soluções. Por isso, as vendas das categorias de suplementos subiram e as de doenças crônicas foram retomadas. Atualmente, o consumidor está mais consciente e quer que a farmácia entenda a jornada da sua doença e tenha as respostas de que ele precisa”.

Digitalização do consumidor

Além disso, Sergio Mena Barreto explicou que a mudança no pensamento do cliente gera, consequentemente, uma transformação na farmácia: “Os consumidores não querem mais esperar. Eles buscam agilidade no processo de compra. Querem ter tudo resolvido o mais rápido possível. A farmácia precisa acompanhar, entender o cliente e passar a entregar o que ele espera”.

Insere-se nesse processo a digitalização do consumidor, que passou a entrar em contato com a farmácia por meio de aplicativos e mensagens instantâneas, tornando as interações mais objetivas e adequadas.

Reinvenção da distribuição

Não foram apenas as farmácias que precisaram se reinventar. A distribuição reorganizou suas atividades durante a pandemia, principalmente nos momentos mais críticos do isolamento social e de maior demanda do consumidor, que ocorreu em março e abril de 2020.

Ivan Coimbra explicou que o foco da Abradilan foi a logística da distribuição: “Fizemos um estudo para entender o período e vimos que a produtividade homem/hora cresceu 45% durante os piores meses da pandemia. Mesmo depois do ‘boom’, continuou 12% maior do que era antes disso tudo”, contou ele.

Agora o desafio das distribuidoras é olhar para “dentro de casa” e rever como poderão se inserir nas oportunidades que continuarem surgindo, fazendo conexões com os outros elos da cadeia farma. Oscar Yazbek complementou: “A distribuição acaba sendo a solução para os problemas da indústria e do varejo. Precisamos mostrar para ambos os setores que temos uma estrutura capaz de auxiliar em todos os projetos que virão”.

Interação indústria x médicos

Em relação ao setor da indústria, Nelson Mussolini falou sobre o crescimento da interação entre os propagandistas e os profissionais médicos por meio das reuniões virtuais. Para ele, no pós-pandemia, as visitas presenciais serão intercaladas com as virtuais. Contudo, o foco deverá ser no conteúdo.

“A visitação médica precisa se adaptar à nova realidade, indo direto ao ponto e apresentando a informação principal. Para isso, estamos [Sindusfarma] abrindo cursos de contato digital para mostrar como conversar com o médico. Temos que treinar as pessoas”, concluiu Mussolini.

Veja também: Consumidores com mais de 60 anos estão utilizando mais o e-commerce

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu