Febrafar Day é marcado por avaliação de ações e planejamento para futuro

Febrafar Day
Edison Tamascia, presidente da Febrafar, durante a transmissão (Foto: Reprodução da internet)
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O Febrafar Day, evento anual organizado pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) para apresentar dados de mercado dos últimos 12 meses e o plano de ação para o futuro, aconteceu na manhã da última terça-feira (23) em formato online.

Apresentado pela jornalista Millena Machado, o encontro contou com a participação do presidente Edison Tamascia, do diretor Geral José Abud Neto, da diretora Comercial Karen Corridoni e do diretor de Operações e Inovação Ney Santos. Além deles, Cesar Bentim, diretor de Relacionamento da IQVIA, esteve presente para falar sobre a performance da entidade em 2020.

Febrafar no mercado

De acordo com o representante da IQVIA, as lojas associadas à Febrafar caracterizam 13,1% do total de farmácias do Brasil, somando 10.772 entre as 81,6 mil. Em relação ao faturamento, a Federação chegou aos R$ 16,8 bilhões, o equivalente a 12,1% do total do mercado farmacêutico em 2020.

Na análise por subcategorias, é possível perceber o bom desempenho da entidade mesmo diante do desafio ocasionado pela pandemia: na soma dos 12 meses terminados em dezembro, os medicamentos de prescrição arrecadaram um faturamento de R$ 9,6 bilhões, os não medicamentos de R$ 4,2 bilhões e os isentos de prescrição R$ 2,8 bilhões.

“Pelo fato de ter associadas espalhadas por todo o País, a Febrafar mostra sua força de trabalho tendo uma participação maior que 50% nas vendas de, pelo menos, 1.075 cidades, um número bastante expressivo. Em quase 300 locais, a representatividade aumenta para 80%”, revelou Cesar Bentim.

Em relação à 2021, o diretor da IQVIA alertou para prováveis oscilações no mercado: “Como estará o comportamento do cliente? Ele retornará ao comportamento de antes da pandemia? Com as vacinas, as pessoas se sentem mais à vontade para retornar à uma rotina mais normalizada? Será necessário avaliar mês a mês como esses hábitos impactarão o varejo?”.

Ações para o futuro

Os números alcançados demonstram o esforço da empresa durante a pandemia. No lugar dos diversos eventos que tradicionalmente acontecem pessoalmente, a Febrafar se reinventou e proporcionou encontros online para parceiros e associados, capacitação para colaboradores sobre a Covid-19 e o cadastro de mais de 10 mil lojas em duas plataformas de prescrição digital.

“Foi unindo todas as nossas forças que conquistamos o selo GTPW. Ficamos em primeiro lugar na categoria de Indústrias e Serviços”, comentou José Abud Neto. Segundo ele, todas as ações bem-sucedidas levaram à criação de cinco objetivos estratégicos que serão implementados até o ano de 2025: acelerar a digitalização 360º da Febrafar; tornar-se ainda mais relevante para indústrias, distribuidores e prestadores de serviço; aumentar a relevância da entidade pelas redes e lojas; criar alianças com provedores e gestores de planos de saúde; e manter o selo GPTW.

Para conquistar essas metas, a empresa pretende investir ainda mais no seu Programa de Relacionamento com o Consumidor (PEC), que atualmente já atende mais de 32 milhões de pessoas e movimenta R$ 5 bilhões.

“Queremos, ainda este ano, fazer nosso programa chegar na fase 3.0, envolvendo a inteligência artificial no aplicativo disponível para lojistas e clientes. Dessa forma, será possível engajá-los com conteúdos, informações e ofertas personalizadas, o que aumentará a fidelização”, detalhou Karen Corridoni.

Outra ação está ligada ao Sistema Integrado de Compras (SIC), ferramenta que reúne indústria, distribuidoras e lojas e oferece melhores condições comerciais. Será incluído um monitor de condição comercial para garantir que bons negócios estejam sendo feitos, levando em consideração informações da Close-up, IQVIA e Acompanhamento Corporativo de Demandas (ACODE).

“Esse monitoramento envolverá a análise do mercado, as metas individuais de cada empresa envolvida, reuniões com nossa central de redes associadas. Tudo isso será feito semanalmente para que tenhamos certeza de que é uma situação de ganha-ganha”, complementou Ney Santos.

Conquistas da Febrafar

Finalizando o evento, o presidente Edison Tamascia se mostrou muito confiante com o que está por vir: “Nós ainda estamos vivendo a travessia da pandemia, ainda ficaremos por um tempo nesse caminho. Mas agora, com as vacinas, já é possível enxergar a luz no fim do túnel. Durante o último ano, potencializamos a digitalização de processos que já utilizávamos. Buscamos evoluir. Seguiremos confiando no nosso trabalho e levando saúde à população nessa nova etapa”.

Veja também: Programa de fidelidade da Febrafar movimentou mais de R$ 5 bilhões em 2020

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Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
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