A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) promoveu, na terça-feira (04/02), o Pós-NRF 2025, com o objetivo de discutir as principais tendências apresentadas na maior feira de varejo do mundo, em Nova York, nos EUA. O Conselho Empresarial de Varejo da associação conduziu o encontro.
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O presidente da ACRJ, Josier Vilar; o presidente do Conselho de Varejo e da JTB Consultoria, Juedir Teixeira; e o presidente do Conselho Superior da associação, Ruy Barreto Filho, realizaram a cerimônia de abertura. Na ocasião, Juedir apresentou o futuro do varejo e as previsões feitas na feira National Retail Federation (NRF) 2025.
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A NRF 2025 contou com a participação de 40 mil pessoas de 104 países. Desse número, quatro mil brasileiros marcaram presença. Foram realizadas mais de 450 palestras, e os principais painéis tiveram uma grande participação de mulheres. Confira abaixo os principais assuntos discutidos:
Novo papel da loja física
De acordo com dados apresentados na NRF 2025, 88% dos consumidores preferem realizar compras online. A experiência negativa na loja física vem impulsionando o crescimento do e-commerce.
Para reverter esse cenário e aumentar as vendas no ambiente físico, as farmácias terão de se reinventar, oferecendo experiências memoráveis, interativas e personalizadas para atrair os clientes.
Tecnologia como aliada
Muitos empresários não enxergam a utilidade da Inteligência Artificial (IA), e alguns colaboradores das empresas acreditam que ela ocupará seus lugares. Porém, isso não é verdade. A IA pode apoiá-los no dia a dia, como, por exemplo, nos processos de seleção de candidatos, gestão de equipes, otimização das operações internas e identificação do comportamento de compra do cliente.
O omnichannel também foi bastante discutido e é uma tendência do varejo. Ele se baseia na integração de todos os canais utilizados por uma empresa, seja físico, seja digital. As farmácias precisam proporcionar a experiência omnichannel para que o público consiga transitar facilmente entre os ambientes.
Agentes de IA no varejo digital
A tendência é que os agentes de IA ganhem cada vez mais espaço. Eles são capazes de ajudar no gerenciamento de estoques, interagir proativamente com os clientes da farmácia e processar transações, influenciando cerca de 60% das vendas online.
Entregas ultrarrápidas
A entrega ultrarrápida, aquela realizada no mesmo dia do pedido, é outra tendência. Para se diferenciar da concorrência, os varejistas precisarão organizar sua logística para que os itens cheguem o mais rápido possível ao consumidor.
Influenciadores digitais nas lojas
Muitas farmácias costumam contratar influenciadores digitais para a criação de conteúdo no ambiente digital. Atualmente, é oferecido um cachê pelo trabalho realizado. No entanto, as coisas vão mudar. A tendência é que os influenciadores tenham sua remuneração baseada na performance de vendas.
Busca por inovação deve ser contínua
Os empresários terão de buscar constantemente novas tecnologias e soluções para atender às necessidades dos clientes. Criar experiências personalizadas é fundamental para o sucesso do negócio.
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“Os varejistas precisam mudar os processos de suas lojas para obterem melhores resultados. O CRM, por exemplo, pode ser utilizado para conhecer o cliente e personalizar o atendimento”, finalizou Juedir.
Créditos das fotos: ACRJ e Juan Borges