[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Após dois anos acontecendo online, o Road Show Care Center da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) está retomando sua agenda presencial. Na última sexta-feira (15), o evento de capacitação para farmacêuticos passou pelo Rio de Janeiro, na EXPO MAG.
Abertura e palestras
O road show foi apresentado pelo farmacêutico e coach de desenvolvimento de projetos para o mercado farma Marcelo Cristian. Na abertura do evento, duas farmacêuticas de redes distintas foram convidadas a falar sobre atendimentos que impactaram positivamente a vida de pacientes durante a assistência farmacêutica nas lojas em que atuam.
Palestraram no evento representantes de empresas parceiras da Abrafarma como EMS (Academia NC), Danone, Sanofi, Kley Hertz e Nestlé. Cada um deles trouxe atualizações sobre temas como nutrição especializada e saúde mental no pós-pandemia.
Além disso, foram apresentados alguns dados sobre o setor no Brasil, incluindo número de farmácias associadas à Abrafarma em todas as regiões – Norte e Nordeste: 2.184; São Paulo: 2.433; Sudeste (exceto SP): 2.395; Sul: 2.177 – e número de farmacêuticos atuantes nessas lojas: 29.850.
Participação massiva de farmacêuticos
Uma das farmacêuticas que esteve presente no road show foi Juliana Santos de Araújo, que atua na Rede d1000. A profissional contou que está participando pelo segundo ano do evento presencial, mas que acompanhou os online durante a pandemia. “É muito conhecimento enriquecedor sobre o nosso setor. Estou aqui para buscar atualizações do campo farmacêutico, porque eles trazem sempre informações novas tanto em relação a produtos quanto em relação a estratégias”.
Outra profissional presente foi Nilma Alexandre, da Droga Raia, que compareceu ao road show pela primeira vez este ano. “Nunca fui em um evento grande como esse. Sei de sua importância e que ele passa por todo o Brasil. Tenho certeza de que tudo que eles nos proporcionam aqui será de muita valia no dia a dia”.
Entrevista com Sérgio Mena Barreto
A Revista da Farmácia entrevistou com exclusividade o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. Durante a conversa, o executivo comemorou o retorno do road show ao presencial: “Tivemos ótima experiência no online, mas nada como o calor humano, ter a troca do presencial”.
Ele ressaltou mais uma vez o papel do farmacêutico, que é o centro da nova farmácia – um hub de saúde. “Esse estabelecimento e esse profissional têm capacidade de ajudar na adesão ao tratamento, nos testes, na triagem da população. Trazer conteúdo para o profissional que é o centro do serviço é ótimo”.
Perguntado sobre o futuro do varejo farma, Mena Barreto comentou sobre a esperança de ter uma farmácia que faz mais testes: “A própria Anvisa já entende que a farmácia da RDC 44/09 não existe mais. A farmácia que atuou na pandemia pode atuar com muitas outras coisas”.
Road Show Care Center
Ao longo do ano, a entidade passará por seis capitais – em junho, esteve em Belo Horizonte. Depois, em 5 de agosto, segue para Fortaleza; 15 de setembro, para São Paulo; 7 de outubro, para Curitiba e 11 de novembro, para Porto Alegre. A previsão é de que entre seis e sete mil farmacêuticos participem ao todo.
Os road shows foram iniciados em 2016, como programas de capacitação itinerantes voltados para os farmacêuticos. Desde o início, mais de 31 mil profissionais de nove cidades já participaram.
Veja também: Abrafarma retoma road shows presenciais para farmacêuticos