Geralmente, quando os produtos começam a acumular nos estoques e nas prateleiras de é sinal de que algo precisa ser feito, afinal nenhum lojista quer mercadoria encalhada, certo? Por isso, é importante pensar em estratégias para reverter a situação. Segundo o diretor Comercial da Rede Soma Drogarias, Leonardo Belfort, uma das estratégias que costuma funcionar é o bazar. “Prefiro chamar de queima de estoque, pois acredito que a palavra ‘bazar’ remeta a produtos de segunda mão, o que não é o caso de farmácias e drogarias.”
5 etapas da queima de estoque
- Seleção de produtos
Para estabelecer quais produtos serão parte da ação, é preciso, antes de tudo, fazer um levantamento daqueles que não são vendidos há mais de 120 dias. “O ideal é que se precifique de forma agressiva, para que haja uma reintegração do capital investido”, explica Belfort. Os itens escolhidos para a queima de estoque devem ser apenas produtos de higiene pessoal, cosméticos e medicamentos isentos de prescrição (MIPs).
2. Planejamento de venda
Após identificar os itens que vão para a queima de estoque, é preciso pensar em planos para que eles sejam, de fato, vendidos. “Uma sugestão é atrair o consumidor com as compras casadas ou com o tradicional ‘compre 2 e leve 3’, por exemplo”, orienta o especialista.
3. Divulgação da queima de estoque
Após determinar as promoções e os valores, como divulgá-los para os clientes? “A comunicação visual das ações é fundamental para que a estratégia seja bem-sucedida. Ume exemplo são placas e os cartazes ou algum outro marcador de preço que se diferencie dentro do ponto de venda”, acrescenta Belfort.
Os encartes são outra opção, mas eles trazem novos custos. Por isso, é preciso avaliar a quantidade de produtos e fazer as contas, porque haverá gosto com impressão em gráfica.
4. Treinamento da equipe
A equipe – perfumistas, balconistas e gerentes – precisa estar sendo constantemente preparada e treinada para a queima de estoque. De nada adianta, você preparar uma estratégia inteligente se os vendedores não estiverem alinhados com a gestão. Delegue ao gerente a responsabilidade de planejar a ação e acompanhar o desempenho. Aos balconistas e perfumistas, caberá atender com eficiência e informar os clientes sobre as promoções.
5. Estruturação do layout da loja
Por fim, é necessário pensar na layoutização dos produtos no ponto de venda. “Eles devem estar em locais de alta visibilidade e perto dos balcões, para que atraiam o olhar do consumidor e possam ser apresentados durante o atendimento do balconista ou perfumista”, finaliza.
Agora que você já sabe como criar uma queima de estoque, é hora de pôr a mão na massa e colocar os produtos encalhados na rua.
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