EnglishPortugueseSpanish

ABCFARMA completa 60 anos e empossa nova diretoria

ABCFarma tem nova diretoria
Foto: Reprodução LinkedIn ABCFarma

No dia 30 de outubro de 1959, nasceu a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA) que, em 2019, completa 60 anos. Ao longo de seis décadas, a Associação trabalhou para equiparar as práticas do varejo farmacêutico com a dos países mais desenvolvidos.

Na matéria em homenagem ao aniversário publicada no site da entidade, fica explícito que “talvez a maior vitória da entidade, nesses 60 anos, tenha sido se consagrar como a porta da saúde no Brasil, buscando o fortalecimento desse segmento transcendental da economia e da vida dos brasileiros e, diretamente, o primeiro alívio e bem-estar para a saúde da população”.

Tudo isso foi contado em um livro publicado no dia da posse.

Posse da nova diretoria da ABCFARMA

A ABCFARMA atua por seus próprios méritos, mas realiza parcerias com indústrias farmacêuticas, viabilizando o modelo de entidade associativa capaz de obter recursos pelos próprios serviços que desenvolve.

Para dar continuidade a esse trabalho, no último dia 27 de outubro, a nova diretoria tomou posse pelos próximos três anos.

O diretor secretário da ABCFARMA , Luis Marins, fala sobre a nova diretoria. “É um novo ciclo que se inicia, e a expectativa é que a ABCFARMA possa continuar a entender as mudanças que estão acontecendo de uma forma acelerada em termos de tecnologia e cada vez mais aprimorar os serviços em defesa do varejo farmacêutico. São pessoas com bastante experiência e que vão buscar parcerias com empresas para investir ainda mais na saúde da população”, diz.

Livro dos 60 anos da ABCFarma

Principais conquistas nos 60 anos

Ao longo do tempo, a ABCFARMA procurou se adequar à todas as exigências do mercado farmacêutico para facilitar o dia a dia das empresas que representa. Isso foi feito por meio de um modelo de gestão embasado na eficiência e nas demandas do comércio farmacêutico e de parcerias com empresas de inteligência digital.

Com isso, a Associação se tornou privada e sem fins lucrativos, voltada a respeitar todos os níveis do governo e dos órgãos reguladores. Confira algumas das vitórias:

  • Desobrigação dos associados da ABCFARMA de obter/possuir a Certidão de Regularidade Técnica, mesmo na habilitação ou renovação do programa Farmácia Popular;
  • Inexistência do dever dos associados de obter Autorização de Funcionamento para todas as filiais da loja;
  • Proibição do CRF/SP de aplicar a multa prevista no artigo 24 da Lei 3.820/60 no seu patamar máximo (3 salários mínimos);
  • Suspensão da exigibilidade das Resoluções nº 615/15 e 631/16, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que fixam os valores das taxas;
  • Afastamento da proibição da RDC nº 44/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que veda a venda produtos de conveniência pelos estabelecimentos farmacêuticos.

Atuação em todos os campos do comércio farmacêutico

Além do acompanhamento jurídico, a ABCFARMA atua diretamente em benefício de outros setores do varejo farmacêutico. Entre suas ações, faz parte do Comitê Gestor da Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), atua e acompanha as propostas de aprimoramento do Farmácia Popular e faz interlocução com os principais órgãos reguladores, como Anvisa e CMED.

Veja também: Ascoferj completa 35 anos de existência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Maxcenter Drogarias Max

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu