Segundo as informações da consultoria IQVIA, a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) faturou R$ 6,6 bilhões em junho de 2023 e expandiu os PDVs para 5,6 mil. Em dezembro de 2017, a associação arrecadou R$ 817 milhões. Com esse comparativo, percebe-se um crescimento de 800%.
Leia: Abrafad aposta em produtos de prescrição e nutricionais
Para suportar esse crescimento, a federação acaba de mudar de endereço em São Paulo, onde mantém a sua sede administrativa desde 2020. Ela deixou a Vila Clementino, na zona Sul, e seguiu para o bairro de Santana, na região norte da capital. “Com o crescimento expressivo que tivemos, especialmente nos últimos três anos, tínhamos a necessidade de encontrar um espaço mais amplo”, afirma Nilson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.
Com a chegada de Nilson à diretoria executiva em 2020, a Abrafad saltou para 3,3 mil lojas e R$ 3,2 bilhões em faturamento em 2020 mesmo com a pandemia. Essa aceleração no crescimento a posiciona hoje em uma situação de destaque, com R$ 6,6 bilhões em faturamento e mais de 5,6 mil PDVs. “Os resultados são expressivos graças ao comprometimento e apoio entre as redes associadas”, afirma o executivo.
As bandeiras que integram a Abrafad atualmente são Acofarma, Bifarma, Grupo Confarma, Rede Ellomais, Rede Facillite, Farmatotal, Farma Você, Forte Farma, Fort Popular, Rede Lucremais, Rede Melhor Compra, Rede Meta, Multifarma, Preço Baixo, Preço Justo, Rede Bem, Rede 2000, Supermais, SmallFarma, Rede Soma e Rede Universal Farma.
Leia também: Medicamentos controlados poderão continuar a ser entregues de forma remota
Nesta gestão, a associação passou a oferecer ferramentas de Inteligência de Mercado às empresas e a promover o Encontro de Negócios desde 2021, com a indústria e distribuidores. Esse evento funciona como uma construção de parcerias, um gerador de confiança e abertura de oportunidades que beneficiam toda a cadeia.