Anvisa volta a permitir venda de creme dental da Colgate

Após recurso da empresa, a agência suspendeu a interdição, mas emitiu um alerta sobre os riscos de uma substância presente no produto.
Anvisa volta a permitir venda de creme dental da Colgate
Foto: Divulgação
Publicidade

Após recurso apresentado pela Colgate, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, neste domingo (30/03), a interdição cautelar do creme dental Total Clean Mint. Apesar disso, a Agência emitiu um alerta sobre os riscos de reações adversas associadas aos cremes dentais que contêm fluoreto de estanho em sua composição.

Leia: Reajuste médio no preço dos medicamentos para 2025 é divulgado

Entre as reações estão lesões na boca, dor, inchaço e problemas na língua e na gengiva. A Agência recomenda que clientes e profissionais notifiquem quaisquer reações às autoridades sanitárias. “Reações adversas podem parecer insignificantes no início, mas, juntas, podemos identificar padrões que protejam milhares de consumidores”, diz o documento.

Profissionais podem acionar os órgãos de controle por meio do Notivisa, enquanto os cidadãos devem utilizar o Limesurvey ou o e-Notivisa.

A interdição ocorreu na última quinta-feira (27/03), após o recebimento de um “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”, mas a Colgate recorreu da decisão no mesmo dia, o que, segundo a empresa, levou à suspensão imediata da medida.

Leia também: Eco Diagnóstica lança campanha para impulsionar exames rápidos em farmácias

Em nota enviada à Veja, a Colgate-Palmolive afirmou que segue “tomando todas as medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto”. Ainda de acordo com a empresa, o produto não oferece risco à saúde, “mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, e as equipes estão “preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores”.

O que aconteceu?

Desde que a nova fórmula começou a ser comercializada, usuários relatam nas redes sociais estarem passando por reações após o uso. Entre as reclamações estão a ocorrência de queimação, inchaço, dores na gengiva e dificuldade de movimentar a língua, além do desenvolvimento de aftas. A Anvisa teria recebido oito notificações com, ao menos, 13 eventos adversos diferentes.

Fonte: Veja

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

SempreFort, unidade de negócios do grupo, funcionará em Dourados, anexa ao Comper da cidade.
Podem participar projetos já aprovados em leis federais de incentivos fiscais; as inscrições vão até 1º de maio.
Executivo chega para impulsionar as estratégias omnichannel da rede.
Evento reuniu, de forma online, todos os colaboradores da rede para um momento de reflexão e aprendizado.
Vagner Moraes assume oficialmente o cargo com o objetivo de acelerar a transformação e o crescimento do grupo.
Durante o mês de abril, a bandeira oferecerá serviços de saúde gratuitos em suas lojas e em locais estratégicos.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo