Chegada do inverno pode gerar boas vendas para o varejo

Varejistas podem investir em campanhas de estímulo ao conforto e ao bem-estar do consumidor.
Chegada do inverno pode gerar boas vendas para o varejo
Foto: Divulgação

O inverno começou no dia 20 de junho e, com ele, a baixa das temperaturas traz uma grande oportunidade para aquecer as vendas. As farmácias podem aproveitar esse período para esvaziar o estoque e conquistar novos clientes.

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“Se o tempo esfria, o consumidor esquenta com a compra de produtos que vão ajudá-lo a vivenciar melhor esse período”, explica Rafael Brych, diretor Comercial e de Marketing da Pricefy by Selbetti, empresa que oferece tecnologia para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora para colaboradores e shoppers.

Foto: Rafael Brych, diretor Comercial e de Marketing da Pricefy by Selbetti

No varejo farmacêutico, esse é o momento de evidenciar itens envolvidos na prevenção e combate a doenças típicas de inverno, como resfriado, gripe e sinusite. “Mas o varejista também pode investir em campanhas de estímulo ao conforto e bem-estar”, argumenta Brych. Abordar o uso de cosméticos e a importância de cuidar da pele e dos cabelos nesses dias frios é uma boa estratégia.

Investir na experiência do cliente

Para ajudar o varejista a vender mais no inverno, a comunicação omnichannel é um importante apoio. “O foco dela é reposicionar a experiência do consumidor no ponto de venda (PDV) a partir da padronização da estratégia comunicacional. Seja em cartazes impressos ou etiquetas inteligentes, o objetivo é trazer os diferenciais de um produto para a comunicação visual da marca”, diz Brych.

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Tecnologias como cartazeamento, digital signage e etiquetas impressas e eletrônicas automatizam e otimizam os processos de comunicação para a loja. “Com elas, o varejista tira a sobrecarga dos colaboradores e permite que eles estejam focados no atendimento direto ao consumidor. Dessa forma, pode garantir sua operação focada na experiência do cliente”, explica o diretor da Pricefy.

A comunicação omnichannel potencializa as vendas, fideliza os clientes e aumenta a produtividade. “Uma boa experiência de compra faz o cliente querer voltar mais vezes à loja. Ele se sente confortável e confia na qualidade do serviço prestado naquele estabelecimento. E, além disso, o recomenda com mais frequência”, completa Brych.

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