Cidade no RJ inaugura farmácia de plantas medicinais

A partir de conhecimentos tradicionais sobre plantas nativas, são fabricados medicamentos com fungos medicinais e óleos essenciais.
Cidade no RJ inaugura farmácia de plantas medicinais
Foto: Divulgação
Publicidade

Com o objetivo de ampliar o acesso às plantas medicinais e à fitoterapia – um tratamento que utiliza ervas para prevenir e tratar doenças –, foi inaugurada a primeira Farmácia Viva em Maricá, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto, denominado Farmacopeia Mari’ká, é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vinculada à prefeitura, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Leia: Circuito Ascoferj acontece na Baixada Fluminense

Aproximadamente 30 espécies de plantas medicinais estão sendo cultivadas em uma área de 4 mil metros quadrados na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, pertencente à Codemar. Além de produzir medicamentos, o projeto também capacita pequenos agricultores para o cultivo dessas plantas.

“O propósito da Farmácia Viva é tanto promover a saúde da população quanto gerar renda para os agricultores. O próprio projeto fornecerá mudas certificadas para os produtores associados e adquirirá a colheita para processamento”, afirma João Araújo, professor de Agronomia da UFRRJ e coordenador da Farmacopeia Mari’ká.

A partir de conhecimentos tradicionais sobre plantas nativas, são fabricados medicamentos com fungos medicinais e óleos essenciais que servem para loções repelentes e até medicamentos destinados a animais de estimação. “O projeto também contempla a produção de medicamentos voltados para o tratamento de pets, uma área que hoje carece de soluções naturais”, acrescenta Araújo.

Todos os produtos desenvolvidos no projeto são disponibilizados gratuitamente, e aqueles que não requerem prescrição, como chás, xaropes de guaco e loções repelentes de citronela, já estão sendo distribuídos. “Os demais produtos ainda estão em fase de produção e serão entregues conforme as orientações do farmacêutico e da Secretaria de Saúde do município”, explicou o coordenador à Agência Brasil.

Segundo a prefeitura, a distribuição dos itens ocorre de forma limitada, em eventos como feiras e palestras. “Entre os produtos estão sabonetes líquidos, óleos essenciais, spray de citronela e álcool gel aromatizado. A distribuição em maior escala está prevista para o final do ano, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), como parte de um serviço fitoterápico com acompanhamento de profissionais farmacêuticos”.

Araújo ressaltou que Maricá foi escolhida para sediar o projeto devido às ações já existentes no município em áreas como agroecologia, agricultura familiar, geração de renda, desenvolvimento social e produção local de alimentos. “Esse projeto é uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população e criar novas fontes de renda para além dos royalties do petróleo, preparando a cidade para uma economia local, regional e sustentável no futuro”, destacou. A intenção é que a iniciativa possa ser replicada em outras regiões do país.

Leia também: EMS lança apresentação em gotas para o tratamento do TDAH e do transtorno alimentar

Atualmente, a Farmácia Viva está em fase final de implementação, com treinamentos voltados para médicos e veterinários, e apresentações para os agentes de saúde de Maricá e municípios vizinhos. Após essa etapa, a Fazenda Nossa Senhora do Amparo será preparada para receber tanto farmacêuticos quanto a população.

Fonte: CFF

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo