Cinco passos para um layout de farmácia vendedor

Na Semana da Farmácia, um artigo especial por dia. Este é o presente do Renato Diniz para a sua farmácia.
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O termo layout significa o desenho ou arranjo físico de como os produtos serão expostos e organizados nas gôndolas das farmácias. Um bom layout de farmácia favorece a decisão de compra do consumidor e aumenta a rentabilidade do ponto de venda.

A determinação de como os itens serão organizados nas prateleiras deve obedecer ao que chamamos de gerenciamento por categorias. Não é possível definir layout de farmácia sem antes gerenciarmos corretamente as categorias de todo o sortimento de produtos.

O ponto de venda deve enxergar as categorias da mesma forma que o consumidor. Em geral, existem quatro tipos de categorias de produtos: destino, rotina, sazonal e conveniência. Com base nessa divisão, o gestor define o melhor layout para a loja.

Neste artigo, separei cinco passos para que você possa criar um layout vendedor para o seu ponto de venda.

Passo 1: Macrossetorização das categorias

É quando tudo começa. Consiste em definir o layout de forma mais ampla, escolhendo em que ponto da loja ficarão os medicamentos, os produtos de higiene, perfumaria e cosméticos e os demais itens de varejo. No PDV, a disposição dos espaços deve ser pensada sempre para favorecer a compra e o conforto do consumidor.

A área destinada a medicamentos deve ter 20% do espaço da farmácia, enquanto HPC, 80%. Nas laterais, devem ficar as categorias Perfumaria Especial, Cabelos, Infantil, Boa Forma, Cuidados para a Saúde e Descartáveis Adultos. No centro, as categorias Masculino, Higiene Corporal e Higiene Oral. Por fim, antes do caixa, coloque as categorias Conveniências e Geladeiras.

Passo 2: Microssetorização das categorias

Em linhas gerais, microssetorizar significa agrupar as categorias correlatas em um único espaço. Os agrupamentos devem ser por sexo. Também sugiro criar espaços específicos, como infantil, oftalmo, diabético e idoso, os principais públicos de uma farmácia.

Em relação às categorias femininas, não se prenda aos produtos óbvios. Inclua também gel lubrificante, preservativos e tudo mais que a mulher usa e gostaria de encontrar próximo um do outro.

Passo 3: Ordem dos produtos nas gôndolas

Os produtos mais rentáveis e mais procurados devem ficar expostos na altura dos olhos e ao alcance das mãos, assim como os lançamentos da indústria. Já os itens de menor valor agregado e com preços mais competitivos devem estar nas prateleiras mais baixas. Lembre-se de que os preços precisam estar visíveis.

Passo 4: Buticalização

É o momento de agregar valor estético ao layout de farmácia. Conforme pesquisa do POPAI Brasil, 85% dos consumidores decidem o produto e a marca que vão levar no ponto de venda. Por isso, o visual faz toda a diferença. Crie ambientes que possam expor os produtos de forma diferenciada e sofisticada. A exposição atrativa e organizada, aliada a uma boa iluminação, pode ser determinante na decisão de compra do cliente. Hoje, os consumidores preferem lojas amplas, bem iluminadas e com mobiliário moderno.

Passo 5: Depois de tudo pronto, controle

Uma vez concluída a reformulação de todo o layout da farmácia, cuide da manutenção. Por exemplo, prateleiras vazias dão ao cliente a sensação de que os produtos estão em falta e de que ele não vai encontrar o que precisa. Por isso, mesmo que você deixe as gôndolas com menos produtos, nunca permita que fiquem vazias.

Mais dois pontos merecem atenção constante: limpeza e iluminação. Nunca permita que a loja fique suja e mal iluminada. Se uma lâmpada queimar, troque-a imediatamente. Agindo assim, você passará para o seu cliente a imagem de zelo e eficiência.

Leia também: Pague Menos inaugura loja com arquitetura focada no conceito Viva Plenamente

Assista no É de Farmácia: Como montar uma farmácia-boutique

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Renato Diniz

Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Renato é diretor comercial do Grupo Buzatto's, referência em layoutização de lojas no Brasil.
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