Comercialização de itens à base de cannabis registra crescimento

Ticket médio caiu 35%, o que aponta tendência redução de preços nas farmácias, enquanto faturamento expandiu 164%
Comercialização de produtos à base de cannabis medicinal registra crescimento de 304%
Foto: Divulgação
Publicidade

A comercialização de produtos à base de cannabis medicinal nas farmácias brasileiras registrou crescimento de 304% em volume no comparativo entre os anos de 2022 e 2021. Foram comercializadas 155,8 mil unidades entre janeiro e dezembro do ano passado. Já nos doze meses de 2021 foram 38,6 mil. Foi constatado, ainda, uma redução de 35% no ticket médio dos produtos, que aponta redução de preço aos pacientes, tendência que deverá permanecer nos próximos anos.  

Leia: Tecnologia deve fortalecer a experiência do cliente, diz KPMG

A vendas dos produtos medicinais de cannabis também apresentaram alta substancial em movimentação financeira. Em 2022 foram movimentados 63,3 milhões de reais, valor 164% superior em comparação aos 23,9 milhões verificados no ano anterior.  Os dados, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides, a BRCANN, foram extraídos da base do IQVIA, consultoria especializada em auditar as vendas no varejo farmacêutico.

Desde a chegada dos primeiros produtos no varejo, no final de 2021, a partir da publicação da Resolução 327 da Anvisa, o número de autorizações sanitárias vem aumentando. De acordo com a BRCANN, a concorrência entre os laboratórios e as mesmas apresentações disponibilizadas por diferentes empresas devem continuar impactando na redução do preço . “Outro aspecto ainda mais importante é o impacto do crescimento do número de pacientes sobre a demanda. O aumento no volume dilui os custos de importação e distribuição”, aponta Tarso Araújo, diretor executivo da BRCANN.

Importação 

As importações realizadas por pacientes também avançaram significativamente em 2022, apresentando crescimento de 99% no volume de novos pacientes que optaram acessar os produtos por este modelo de dispensação.

Dados da Anvisa complicados pela BRCANN e obtidos via Lei de Acesso à Informação, apontam que em 2022 que foram solicitadas 79.995 novas autorizações para importação de produtos medicinais de cannabis. Em 2021, o número de novas autorizações foi de 40.070.

Leia também: Conexão Farma 2023 inicia trazendo conteúdo de alto valor para o mercado farmacêutico

Entre 2019 e 2020, assim como entre 2020 e 2021, as importações apresentaram crescimento aproximado de 100%, ou seja, dobraram de tamanho. “Os dados da Anvisa demonstram que o mercado de importação segue crescendo praticamente no mesmo ritmo dos 2 últimos anos, apesar da crescente oferta de produtos nas farmácias “, pontua Tarso.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo