Como promover boas experiências com marketing sensorial na farmácia

Estabelecimentos de qualquer porte podem estimular os cinco sentidos humanos para melhorar a experiência do cliente.
Como promover boas experiências de marketing sensorial na farmácia
Foto: Divulgação
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A alta concorrência no varejo faz com que as lojas sejam cada vez mais desafiadas a otimizar a experiência do cliente. No segmento farmacêutico, as dificuldades são ainda maiores; afinal, é complexo fazer com que a compra de um remédio seja uma experiência agradável, certo?

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Claro que as pessoas não vão às farmácias e drogarias apenas para comprar remédios. Muitas lojas oferecem um mix de produtos, o que atrai clientes com objetivos diferentes. Mas o importante é que, em qualquer tipo de compra, a experiência seja satisfatória. E quer um diferencial? Que tal melhorar a experiência do seu consumidor por meio do marketing sensorial na farmácia? Esse tipo de estratégia está sendo utilizado cada vez mais pela indústria farmacêutica.

O marketing sensorial é baseado nos sentidos do consumidor: visão, olfato, paladar, tato e audição. Seu principal objetivo é melhorar a experiência do cliente e gerar o desejo pelo produto ou serviço. No entanto, essa estratégia pode garantir conquistas ainda maiores para o varejo, como a valorização da marca e a fidelização dos clientes.

Um aroma agradável, uma música ambiente, amostras grátis de alimentos ou mesmo um espaço bem decorado são capazes de atrair o consumidor. Os clientes criam expectativas diferentes em relação aos segmentos do varejo. Naturalmente, as farmácias estão muito conectadas às sensações de higiene, saúde e segurança. Transmitir essas percepções é uma tarefa obrigatória.

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Mas os benefícios não param por aí. Como sabemos, nem sempre o cliente visita uma farmácia para comprar um remédio. Sendo assim, é necessário executar outros estímulos, tanto para incentivar a compra quanto para tornar a experiência mais assertiva. Elementos visuais bem aplicados na comunicação de preço e serviço solucionam ambas as questões. Eles aguçam o sentido visual, chamando a atenção para as ofertas e guiando a jornada do cliente no PDV.

Agora você vai saber, na prática, como estimular os cinco sentidos humanos em uma farmácia. Seguem dicas imperdíveis:

  1. Visão: Padronize a comunicação da loja com a identidade visual da marca. Isso gera a sensação de organização e segurança. Organize a exibição de cartazes, etiquetas, mobiles e digital signage pela loja para divulgar as ofertas e sinalizar os setores da farmácia. Aposte em cores mais claras e decorações simples. Dessa forma, é possível criar um ambiente que estimule a sensação de sobriedade.
  2. Olfato: Mantenha a loja sempre limpa para evitar odores desagradáveis, que prejudicam a sensação de cuidado com a saúde e higiene. Aposte em sprays e difusores que definam um odor característico na farmácia. Na área de alimentos, procure reforçar um odor mais próximo deles, que gera a sensação de fome no cliente, ou não emitir nenhum cheiro, caso as gôndolas fiquem muito próximas aos itens de perfumaria.
  3. Paladar: Escolha produtos para oferecer degustação grátis na farmácia. Aproveite para reforçar campanhas de alimentos saudáveis com ingredientes naturais, destacando o cuidado com a saúde. Divulgue a degustação grátis com cartazes pela loja, aliando o estímulo do paladar ao visual.
  4. Audição: Coloque músicas agradáveis para tocar na loja, criando uma trilha sonora que estimule o bem-estar e o alto astral dos clientes enquanto eles fazem as compras. Lembre-se: a música precisa ser audível, mas deve funcionar como uma trilha de fundo, mais baixa. A proposta é criar um ambiente agradável e não incomodar os ouvidos do consumidor.
  5. Tato: Crie experiências que permitam ao cliente provar cremes hidratantes, sabonetes, filtros solares e produtos capilares. Faça com que ele possa tocar nos produtos e sentir o efeito deles na pele ou no cabelo, atestando a qualidade das mercadorias.

Agora que você já conhece o marketing sensorial e sabe como ele pode ser utilizado na sua empresa, é hora de começar a implementar as estratégias. Não tenha medo de explorar novas ideias. O importante é que você esteja aberto a mudanças e pense sempre com base na experiência do cliente final.

Texto de Rafael Brych, gerente de Marketing e Inovação do Grupo Selbetti

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