A NielsenIQ realizou uma pesquisa com as principais tendências de sustentabilidade e saudabilidade no consumo brasileiro. Segundo os dados, cerca de 27,5% das pessoas declararam ter adotado hábitos extremamente saudáveis e mudado a sua alimentação. Além disso, os shoppers são adultos, engajados com temas ligados ao meio ambiente, e os alimentos preferidos são 100% naturais, com menos ou sem açúcar.
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O levantamento constatou que a busca por saúde e causas ambientais está entre os principais motivos para a mudança de hábito alimentar do consumidor. A pesquisa reforça que o comportamento deles está mudando, por isso as farmácias e drogarias devem investir em produtos saudáveis.
Rodrigo Marsilli, cofundador da SaudaBe Marketing, participou do É de Farmácia e comentou que o mercado de produtos saudáveis tem grande potencial dentro do varejo farma: “O Brasil é o quarto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo. Porém, as drogarias ainda precisam desenvolver melhor a categoria”.
Ele destacou que é preciso entender o comportamento do consumidor para montar o mix de saudáveis: “Para que as vendas tragam um retorno financeiro ao estabelecimento, é preciso fazer uma pesquisa e descobrir o perfil do público da farmácia. Alguns produtos são direcionados para os adultos, enquanto outros, às crianças”.
Rodrigo reforçou que:
– Idosos buscam qualidade de vida e longevidade, logo, eles compram mais complementos alimentares e vitaminas;
– Adultos que têm filhos geralmente compram balas vitaminadas e produtos ricos em nutrientes;
– Pessoas que frequentam a academia compram suplementos e vitaminas;
– Público em geral busca uma bomboniere saudável e bebidas orgânicas.
Como realizar a exposição corretamente
O primeiro passo para expor os produtos saudáveis é concentrá-los em um único espaço, seja na ponta da gôndola, seja em um local diferenciado. É importante o shopper saber quais itens são ofertados pela farmácia. Os displays, por exemplo, também podem estimular a compra e atrair o consumidor.
Vale destacar também que os fornecedores podem ser grandes parceiros na jornada das farmácias, que podem pedir a eles orientações e dicas em relação à exposição dos saudáveis no ponto de venda.
Produtos saudáveis são viáveis para qualquer negócio
Estabelecimentos de qualquer porte podem vender produtos saudáveis, basta pesquisar opções de fornecedores e descobrir o perfil do consumidor. Muitas marcas têm um portfólio adequado para atender grandes redes, independentes e licenciados.
O mix de saudáveis pode alavancar o tíquete médio das lojas, caso seja desenvolvido corretamente. Segundo um estudo da Close-Up Internacional, cerca de 40% do que a farmácia vende não são medicamentos, e os alimentos e bebidas representaram R$ 2,9 bilhões em faturamento do canal farmácia nos últimos meses, com mais de 663 milhões de unidades vendidas.
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“As farmácias podem investir em chocolates funcionais, doces sem lactose e/ou açúcar, vitaminas, bebidas orgânicas, snacks saudáveis, balas vitaminadas, suplementos e complementos alimentares”, finaliza Rodrigo.