Consumidores estão comprando mais produtos saudáveis

Bebidas orgânicas, doce zero açúcar, snacks saudáveis e balas vitaminadas são alguns itens que estão nas opções de compra.
Consumidores estão comprando mais produtos saudáveis
Foto: Divulgação
Publicidade

A NielsenIQ realizou uma pesquisa com as principais tendências de sustentabilidade e saudabilidade no consumo brasileiro. Segundo os dados, cerca de 27,5% das pessoas declararam ter adotado hábitos extremamente saudáveis e mudado a sua alimentação. Além disso, os shoppers são adultos, engajados com temas ligados ao meio ambiente, e os alimentos preferidos são 100% naturais, com menos ou sem açúcar.

Leia: Suplementação alimentar: aprenda a implantar a categoria no seu negócio

O levantamento constatou que a busca por saúde e causas ambientais está entre os principais motivos para a mudança de hábito alimentar do consumidor. A pesquisa reforça que o comportamento deles está mudando, por isso as farmácias e drogarias devem investir em produtos saudáveis.

Rodrigo Marsilli, cofundador da SaudaBe Marketing, participou do É de Farmácia e comentou que o mercado de produtos saudáveis tem grande potencial dentro do varejo farma: “O Brasil é o quarto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo. Porém, as drogarias ainda precisam desenvolver melhor a categoria”.

Ele destacou que é preciso entender o comportamento do consumidor para montar o mix de saudáveis: “Para que as vendas tragam um retorno financeiro ao estabelecimento, é preciso fazer uma pesquisa e descobrir o perfil do público da farmácia. Alguns produtos são direcionados para os adultos, enquanto outros, às crianças”.

Rodrigo reforçou que:

– Idosos buscam qualidade de vida e longevidade, logo, eles compram mais complementos alimentares e vitaminas;

– Adultos que têm filhos geralmente compram balas vitaminadas e produtos ricos em nutrientes;

– Pessoas que frequentam a academia compram suplementos e vitaminas;

– Público em geral busca uma bomboniere saudável e bebidas orgânicas.

Como realizar a exposição corretamente

O primeiro passo para expor os produtos saudáveis é concentrá-los em um único espaço, seja na ponta da gôndola, seja em um local diferenciado. É importante o shopper saber quais itens são ofertados pela farmácia. Os displays, por exemplo, também podem estimular a compra e atrair o consumidor.

Vale destacar também que os fornecedores podem ser grandes parceiros na jornada das farmácias, que podem pedir a eles orientações e dicas em relação à exposição dos saudáveis no ponto de venda.

Produtos saudáveis são viáveis para qualquer negócio

Estabelecimentos de qualquer porte podem vender produtos saudáveis, basta pesquisar opções de fornecedores e descobrir o perfil do consumidor. Muitas marcas têm um portfólio adequado para atender grandes redes, independentes e licenciados.

O mix de saudáveis pode alavancar o tíquete médio das lojas, caso seja desenvolvido corretamente. Segundo um estudo da Close-Up Internacional, cerca de 40% do que a farmácia vende não são medicamentos, e os alimentos e bebidas representaram R$ 2,9 bilhões em faturamento do canal farmácia nos últimos meses, com mais de 663 milhões de unidades vendidas.

Leia também: Como monetizar a sua farmácia e melhorar a lucratividade?

“As farmácias podem investir em chocolates funcionais, doces sem lactose e/ou açúcar, vitaminas, bebidas orgânicas, snacks saudáveis, balas vitaminadas, suplementos e complementos alimentares”, finaliza Rodrigo.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo