Crescimento da Max entre março e novembro chega à média de 40%

Drogarias Max anunciam crescimento entre os meses de março e novembro
Foto: Divulgação

Durante a pandemia, o varejo farmacêutico foi resiliente e espera crescer 12% em 2020, segundo dados da Close-up International, empresa que audita o setor. Algumas redes tiveram desempenho muito mais expressivo, como é o caso da franquia Drogarias Max, cujo percentual de crescimento atingiu a média de 40% no período de março a novembro de 2020, atingindo a receita total de R$ 253 milhões. Em unidade, as vendas subiram 29% em relação ao mesmo período de 2019.

“Ninguém planejava um crescimento de 40%. A nossa projeção era a mesma do mercado, prevista no início de 2020 para ficar entre 8% a 10%. Mas a pandemia mudou o cenário e fez com que as vendas de determinados produtos disparassem, principalmente em março e abril”, observa Lucas Procópio, gerente de Negócios da Max.

Entre os produtos que mais contribuíram para essa disparada no faturamento estão os multivitamínicos – as pessoas passaram a se prevenir mais – e os itens de proteção e higiene pessoal, como máscaras, luvas, álcool em gel, sabonetes antissépticos, entre outros. Na categoria de medicamentos, azitromicina e nitazoxanida também tiveram participação relevante nesse resultado porque passaram a ser prescritos para tratar a Covid-19.

Paralelamente ao crescimento provocado pela pandemia, a rede já vinha aplicando estratégias para alavancar sua participação de mercado, entre elas, parceria com dois grandes fornecedores, aumento do portfólio de produtos e melhorias na jornada de reposição do franqueado. “Hoje, um franqueado pode realizar suas reposições por aplicativo conectado diretamente ao fornecedor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Rápido, prático e eficiente”, destaca Procópio.

Vale citar também a consultoria especializada que oferece indicadores de gestão do PDV, comparativos de performance de mercado e pesquisa de preço dos 80 produtos mais vendidos da região para uma precificação adequada.

As expectativas para 2021 são as melhores possíveis, pois a rede acaba de lançar o seu Plano Estratégico de Expansão 2020/2021, com um modelo de adesão alternativo e mais flexível, voltado ao varejo independente. “Para ajudar o independente a crescer e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo mais flexível sem perder o foco da franquia, criamos o Selo Max, cujo valor da mensalidade é de apenas R$ 699,00 durante os primeiros 12 meses”, informa o gerente da Max. Com o novo plano de expansão, a Max espera aumentar em 25% o número atual de lojas.

Sobre as Drogarias Max

A rede Drogarias Max é a primeira franquia de farmácias do Brasil, fundada na década de 1980 por quatro amigos empresários do segmento: Marlécio Abreu, Francisco Veras, Luiz Carlos de Souza e João Vargas.

Em 2010, em um processo de sucessão na gestão da empresa, dois dos filhos dos sócios assumem a direção da rede e implementam importantes mudanças na franquia, modernizando sua estrutura e forma de atuação no mercado.

Atualmente, a rede possui 120 lojas franqueadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, que juntas faturam, em média, R$ 27 milhões por mês.  Desde 2014, conquista consecutivamente o Prêmio Excelência em Franchising, concedido pela ABF.

Veja também: Drogarias Max anunciam plano de expansão para 2021 focado nas independentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia