Descubra a importância dos serviços de saúde na farmácia

Minas Brasil tem 57 salas com serviços básicos e está no ranking da ClinicarX como o estabelecimento que mais realiza exames não Covid-19.
Descubra a importância dos serviços de saúde na farmácia
Foto: Farmacêutica da Minas Brasil em campanha
Publicidade

A ClinicarX realizou um levantamento trimestral com informações sobre mais de 4 mil farmácias em todo o país. Segundo os dados, houve um aumento de 40% na procura por exames rápidos. Já os estabelecimentos tiveram um crescimento de 189% na quantidade de imunizantes aplicados nos primeiros seis meses do ano, em comparação com 2022.

Leia: Como preparar a sua farmácia para a Black Friday

A pesquisa reforçou a importância de as farmácias expandirem os serviços oferecidos ao público para aumentar o tíquete médio e melhorar a lucratividade. Além disso, elas podem fidelizar e atrair novos clientes.

Por esse e outros motivos, a Minas Brasil está investindo em serviços de saúde. Atualmente, ela possui 57 salas com serviços básicos, 40 salas com exames rápidos e 17 salas de vacinação. Esses números a colocaram no topo do ranking da ClinicarX como a rede que mais realiza exames não Covid-19.

Leandro Guedes, farmacêutico especializado em Análises Clínicas, sócio e diretor executivo na Minas Brasil, participou do programa É de Farmácia e contou como começou a envolver-se com essas atividades: “Eu e meus irmãos decidimos dar continuidade ao trabalho do meu pai, Leandro, fundador da rede. Nós íamos para os bairros mais carentes da cidade para aferir a pressão das pessoas gratuitamente. Com isso, decidimos ampliar o serviço de atenção farmacêutica para nossas farmácias”, comentou.

Ele relatou que os serviços de saúde foram aprimorados com a realização de viagens internacionais: “Por meio das viagens técnicas promovidas pela Abrafarma, a Minas Brasil visitou diversos países, incluindo os Estados Unidos. Lá, conhecemos duas redes de farmácias que são referência em atendimento de atenção farmacêutica. Com isso, nós replicamos esse modelo na Minas Brasil”, reforçou.

Vacinação como tendência

Segundo dados apresentados pela ClinicarX, a vacinação é uma das principais tendências do setor farmacêutico no período pós-pandemia. Pensando nisso, a Minas Brasil projetou salas de vacinação em algumas de suas farmácias. “A Rede não queria apenas dispensar medicamentos, mas apresentar mais opções de serviços aos nossos clientes”, destacou Leandro.

Para o empresário, o farmacêutico deve ser capacitado para orientar e “realizar mais serviços, como aferição de pressão, testes rápidos, vacinação e bioimpedância, além de auxiliar o paciente na prevenção de doenças”.

Desafios enfrentados pela rede

A regulamentação dos serviços de saúde esteve entre os principais desafios a serem superados pela Minas Brasil, como relatou Leandro. Ele mencionou que alguns órgãos o ajudaram nessa questão, como a Abrafarma. O outro desafio foi a capacitação dos farmacêuticos, o que levou a rede a investir pesado em um programa estruturado para qualificar seus profissionais.

“Além do treinamento, os farmacêuticos participam de convenções internas, rankings e são bastante valorizados. A remuneração deles é complementada com premiações pelos serviços de saúde. Ao todo, são 150 colaboradores que realizam as atividades de saúde”, comentou Leandro.

Ele destacou que a pandemia contribuiu para promover os serviços nas farmácias. Durante esse período, os farmacêuticos da Minas Brasil divulgaram e ofereceram testes rápidos aos clientes, e, aos poucos, o público se acostumou a procurar esses serviços nas farmácias. Beta-HCG, perfil lipídico e PSA estão entre os testes mais realizados.

Leia também: Testes rápidos: como os farmacêuticos devem se preparar

“Os serviços de saúde complementam o atendimento da farmácia. Eles são um negócio que vale a pena, pois a margem de lucratividade é bastante interessante. Nos últimos 12 meses, a Minas Brasil teve um crescimento de 250% em vacinas e 180% em testes rápidos. Esses percentuais reforçam que os clientes estão cada vez mais buscando esses serviços”, finalizou Leandro.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo