Drogaria Araujo celebra 118 anos com investimentos

Rede de drogarias receberá aporte na ordem de R$150 milhões, destinado ao plano estratégico de expansão em 2024.
Drogaria Araujo celebra 118 anos com investimentos
Foto: Modesto Araújo Neto comemora os investimentos realizados nos últimos anos
Publicidade

Esse é o raio X da evolução da drugstore centenária, que completa 118 anos neste 20 de março, anunciando a projeção de faturamento de R$ 4,4 bilhões em 2024, um crescimento de 17% em comparação com o ano passado. Reforçando a expressividade dos números, a linha de produtos exclusivos Mió deve ultrapassar o mix de 400 itens disponíveis no mercado em 2024. A marca, que nasceu há apenas cinco anos, já tem produtos em praticamente todas as categorias e segue crescendo acima do esperado.

Leia: Farmácia Popular: Araujo está pronta para realizar atendimentos

“Chegamos aos 118 anos com a inovação e a melhoria contínua impressas no nosso DNA”, revela o presidente da companhia, Modesto Araujo Neto. No auge da maturidade e atendendo mais de 60 milhões de clientes anualmente, a empresa mantém o vigor da juventude traduzido em ineditismo e pioneirismo: foi a primeira a oferecer o plantão 24h da cidade e, no Brasil, o 1º telemarketing, o 1º modelo drugstore; o 1º drive-thru e o 1º WhatsApp Farma do país.

Expansão

Foto: Abrindo novos mercados, cronograma de lançamentos da rede segue avançando em várias regiões do interior

Cerca de R$ 150 milhões de reais: esse é o aporte destinado ao plano estratégico de expansão da rede de drogarias do estado neste ano. Orgulhosa de ser exclusivamente mineira, hoje a rede conta com mais de 240 lojas, localizadas na capital e na região metropolitana de Belo Horizonte, e se aproxima de totalizar 340 filiais, distribuídas por mais de 60 municípios em Minas. O crescimento sustentável consistente direciona o plano de expansão da companhia em 2024, desenhado para abrir novos mercados, investir na revitalização de lojas maduras e na evolução dos canais digitais, além de fortalecer a presença nos municípios já atuantes.

“Ousamos adensar e avançar ainda mais, olhando estrategicamente para o potencial do mercado, expandindo nossa atuação e consolidando a nossa representatividade em Minas Gerais”, ressalta o presidente. A expansão também é progressiva nas vendas pelos canais digitais (site, aplicativo, Drogatel, marketplaces e WhatsApp), que já representam 14% do faturamento da rede. A expectativa para 2024 é de crescimento significativo, ampliando e melhorando a experiência de compra dos clientes.

O cronograma de lançamentos segue avançando em várias regiões do interior. Neste ano, o start foi a abertura da nova filial em Ipatinga, a segunda das três unidades programadas para impulsionar o polo da indústria siderúrgica com um modelo diferenciado de negócio no segmento farmacêutico. Além do Vale do Aço, que representa 20% da expansão projetada para a Araujo em 2024, o pipeline planejado para o primeiro semestre destaca a estreia em Patrocínio e Ponte Nova, além de novas lojas em Três Corações, Esmeralda e Curvelo.

Hub de Saúde

Foto: Araujo atende mais de 60 milhões de clientes anualmente

Ampliando o portfólio de atendimentos e se consolidando como um hub de saúde, a Araujo dá um passo à frente quando o assunto é experiência do cliente e disponibiliza serviços farmacêuticos personalizados e completos, com soluções diversas para check-ups, vacinas, testes, orientações e encaminhamento médico. E a importância desse serviço para a população não para por aí. A inovação no conceito de clínica farmacêutica vem se solidificando com a expansão do “Saúde em Dia”, que só em 2023 atendeu mais de 400 mil clientes.

Responsabilidade Social

A geração de empregos diretos evolui na mesma proporção que a gigante farmacêutica mineira expande o mercado em diversas regiões do estado. “Nosso time não para de crescer, e já contamos com quase 11 mil colaboradores”, comemora Modesto Araujo Neto, assinalando que os profissionais da Liga A são motivados a desenvolver novas competências e contam com um plano de carreira que impulsiona o crescimento na companhia.

Leia também: Projeção do reajuste dos preços dos medicamentos é de 4,50% em 2024

Na amplitude que integra as ações de responsabilidade social, mais um pioneirismo merece destaque. A parceria com o Hospital da Baleia está completando 19 anos com a campanha “Doe seu Troco” e já arrecadou mais de R$ 35 milhões durante as quase duas décadas de ativação. O Instituto Hahaha, que integra a ONG Doutores da Alegria, também recebe o apoio da rede, com iniciativas desde 2012.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo