O Governo Federal anunciou, em junho, reformulações no programa Farmácia Popular, que amplia o acesso aos medicamentos gratuitos por beneficiários do Bolsa Família. A Drogaria Araujo está pronta para atender às novas solicitações do programa Farmácia Popular, com a oferta de 39 medicamentos indicados para os tratamentos de asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras doenças, além de anticoncepcionais.
Leia: Lula anuncia reconstrução do Farmácia Popular
Em alguns casos, o programa também oferece medicamentos de forma subsidiada – como para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas, com parte do valor sendo pago pelo próprio Ministério da Saúde (que arca com até 90% do valor de referência tabelado) e o restante sendo de responsabilidade do cidadão.
Todos os meses, aproximadamente 300 mil unidades de medicamentos são dispensadas em 120 filiais da rede via Farmácia Popular, que tem como objetivo complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. A expectativa é de que este volume aumente nos próximos dias, com a ampliação do programa.
Leia também: Mudanças na legislação podem tornar medicamentos mais acessíveis
“Esperamos um incremento na procura dos medicamentos compreendidos pelo programa. Todo time está sendo capacitado para atender de maneira ágil os clientes, de acordo com as novas normas”, destaca Isabel Dias, gerente Técnica Farmacêutica na Drogaria Araujo.