A rede de farmácias Nissei, por meio dos Serviços Avançados Nissei (SAN), já começou a disponibilizar a aplicação da vacina contra a gripe (H1N1) em seis municípios paranaenses, incluindo Curitiba. O serviço soma-se a outros, como vacinas contra hepatite, pneumonia, meningite, exames de Covid-19 e triagem e avaliação de medicação.
A vacina contra a H1N1 é a tetravalente, que protege contra quatro tipos de vírus de Influenza. Podem ser tomadas a partir dos seis meses de idade, mas há restrições para quem tem reação alérgica à enzima albumina ou em caso de quadro febril no dia da aplicação.
Pessoas que já tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar entre 20 e 30 dias, a partir da imunização contra o coronavírus, para receber a dose contra a H1N1. “Quando a gente toma a vacina da Covid-19, o organismo faz a viragem da sorologia, e isso acontece aproximadamente por volta do vigésimo dia”, explica Priscila Sousa Ramos da Cunha, farmacêutica líder do SAN. O ideal é aguardar até 30 dias entre uma vacina e outra.
Os Serviços Avançados Nissei podem ser encontrados em 32 unidades da rede e, para realizá-los, o cliente pode fazer o agendamento pela internet ou procurar uma das unidades da rede.
Veja também: RaiaDrogasil apoia vacinação contra Covid-19 para idosos em SP e GO