Farmais projeta abertura de 53 novas lojas em 2024

Rede de farmácias definiu os estados do Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais como principais alvos de seu projeto de expansão.
Farmais projeta abertura de 53 novas lojas em 2024
Foto: Divulgação
Publicidade

Em 2024, a empresa pretende abrir pelo menos 53 novas lojas nessas unidades da federação. As novas lojas, que serão abertas no formato de franquias, receberão um investimento total de aproximadamente R$ 31,8 milhões – em média, o aporte total em cada franquia é de cerca de R$ 600 mil. Cada loja terá no mínimo 100 metros quadrados, empregando pelo menos nove pessoas – juntas, as 53 unidades deverão gerar mais de 470 vagas de emprego diretas.

Leia: Redes de farmácias com mais de 3 mil lojas criam Federação

Atualmente, a Farmais conta com uma unidade em território fluminense, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Capital, oito em Minas Gerais e três em Mato Grosso do Sul – em Goiás, ainda não há nenhuma loja da marca. Conforme os planos da empresa, em 2024 o Rio de Janeiro deve receber 20 novas lojas; Minas Gerais, 15; Mato Grosso do Sul, 10; e Goiás, oito; totalizando 53 novas operações.

Segundo Ricardo Oliveira, gerente de expansão da Farmais, as lojas a serem inauguradas nesses estados contarão com mixes de produtos elaborados especificamente para as peculiaridades regionais. “A cada inauguração, fazemos um estudo de mix de acordo com a respectiva região”, explica Oliveira.

Aposta nas farmácias independentes

Sob nova direção, a Farmais é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. A rede conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo.

No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil.

No Brasil, das 90.933 farmácias em funcionamento, 53.469 pertencem ao varejo independente, ou seja, não estão ligadas a grandes marcas, redes associativistas ou franquias. Juntas, elas respondem por 59% dos PDVs. Em contrapartida, diante da concorrência acirrada com os grandes players, as independentes concentraram das 81% das lojas fechadas nos últimos dois anos. É exatamente nessa fatia que a Farmais aposta em sua expansão: empresários com conhecimento do setor, mas sem condições de competitividade em um mercado dominado por gigantes.

Recentemente, a Farmais lançou uma linha de produtos de marca própria e abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações. A meta da empresa é, em breve, chegar a 500 unidades. “Queremos atrair investidores com experiência no setor. Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”, diz o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado da marca desde 1998.

Marca integra federação lançada em novembro

A Farmais é uma das sete redes varejistas do setor farmacêutico a integrar a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar), entidade lançada em novembro passado. Entre outros objetivos, a organização tem a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado farmacêutico, além do governo.

Além da Farmais, fazem parte da Fecofar as empresas Rede Masterfarma (Criciúma/SC), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Grupo AMR (Varginha/MG), Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP) e Grupo Redemed (Recife/PE). Juntas, as sete marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.

Leia também: Folhas antiderrapantes melhoram apresentação para clientes e geram negócios

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo