Segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve o crescimento mais expressivo entre abril e junho deste ano, registrando um aumento de 21,7% no faturamento. Esse resultado foi impulsionado pela maior demanda por produtos farmacêuticos, personalização e ampliação do portfólio de serviços e produtos.
Leia: FarMelhor realiza evento para franqueados sobre transformação digital
A rede de farmácias FarMelhor, que conta com cerca de 470 unidades (entre abertas e em fase de implantação) em todo o país, corrobora esse cenário. A marca vem mantendo uma média de seis inaugurações por mês, comprovando o crescimento contínuo do setor. Para o mês de outubro, a FarMelhor planeja inaugurar novas unidades em Cotia, Mogi das Cruzes e no bairro de Santo Amaro, em São Paulo; em Novo Oriente e Moreira da Rocha, no Ceará; e no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Sebrae, organização de apoio aos pequenos negócios, reforça que abrir uma farmácia é uma excelente oportunidade de negócio. “Para quem está pensando em empreender nesse segmento, mas tem medo dos riscos, é bom saber que existem inúmeras vantagens, e uma das mais relevantes é que se trata de um empreendimento pouco afetado pelas crises, pois o mercado comercializa produtos considerados essenciais para a saúde, especialmente os medicamentos”, explica a instituição.
Além disso, o modelo de franquia oferece ainda mais segurança ao empreendedor, pois já traz todo o know-how necessário para a operação. No caso da FarMelhor, a rede oferece suporte completo para a gestão, operação e crescimento do negócio, garantindo que cada novo franqueado tenha acesso a processos testados e otimizados.
Leia também: Cinco soluções para otimizar campanhas de trade marketing
Atualmente, com forte presença na região Sudeste, a FarMelhor planeja intensificar sua expansão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde já conta com unidades em operação, mas enxerga grande potencial para crescimento.