A Funcional Health Tech, empresa especializada em fornecer soluções aliando transformação digital e data analytics na saúde, destacou cinco estratégias que donos de farmácias independentes podem aplicar em suas empresas.
A primeira estratégia é a profissionalização da gestão financeira. A área financeira é fundamental para manter o negócio girando e não ter prejuízos. A gestão deve ser feita por um profissional qualificado, e a parte financeira precisa estar sempre em observação de gestores e no planejamento estratégico da farmácia.
Leia: 5 dicas para aumentar o engajamento das redes de farmácias
Estoque em dia é a segunda estratégia. Para deixar os clientes satisfeitos e fidelizados, o estoque de remédios, produtos de higiene e dermocosméticos deve estar sempre abastecido. Utilizar softwares de controle pode auxiliar para uma melhor visualização e deixar o trabalho do estoque mais prático.
A terceira estratégia é estar atualizado e sempre inovar. É sempre importante acompanhar o mercado e ver quais os produtos estão sendo mais vendidos, incluindo-os em estratégias focadas na atração e retenção dos clientes. Também pode ser um diferencial vender marcas não muito encontradas nos concorrentes.
A quarta estratégia é apostar em benefícios que atraem e fidelizam os clientes. O consumidor quer se sentir único e importante dentro de um estabelecimento.
Leia também: Impacto Farma promove curso no Rio com métodos inovadores
A quinta estratégia é cuidar bem da sua equipe. Faça uma gestão humanizada dos seus funcionários e tenha bons líderes e gestores para apoiá-los. Com colaboradores satisfeitos, eles vão se sentir bem e render mais nas suas atividades e na relação com o cliente. O mercado farmacêutico continua em expansão. Cerca de 30 mil farmácias foram abertas nos últimos três anos, sendo que 85% representam pequenas e médias empresas, segundo dados do Sebrae. Com o crescimento, as farmácias precisam pensar em modelos de gestão e estratégia para atenderem às demandas da sociedade sem deixar de lucrar e mantendo a sustentabilidade do negócio.