Com a proximidade do outono-inverno, a atenção à saúde respiratória e a imunização viral ganham protagonismo nos serviços de saúde pelo País. A partir do dia 20 de março, as lojas da Drogarias Pacheco e da Drogaria São Paulo iniciam a campanha de vacinação contra a gripe, que neste ano oferece proteção ainda mais completa.
Leia: 11 funcionalidades de CRM que irão ajudar a alavancar as vendas e branding
Indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, a vacina tetravalente oferece cobertura imunológica para os vírus H1N1, H3N2, Influenza A e B – diferente da trivalente disponível no SUS – e deve ser atualizada anualmente de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Para garantir a melhor estrutura e a total segurança dos pacientes e profissionais de saúde, o Grupo DPSP se preparou com as devidas certificações, equipamentos e treinamentos do Conselho Regional de Farmácia para capacitação de todo nosso time de farmacêuticos. Nossas lojas passaram por inspeção da Vigilância Sanitária antes de receber a licença de trabalho para o serviço de imunização e seguimos prontos à espera das famílias que desejam se vacinar e participar desse ato de cuidado e cidadania”, afirma Daniel Cavallete, Gerente Executivo de Novos Negócios do Grupo DPSP.
Leia também: Edital sobre o período de inscrições de candidatos ao processo eleitoral
Informações sobre a vacinação contra a gripe
A vacinação é uma medida fundamental para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, a composição do imunizante é atualizado para incluir as novas cepas do vírus da gripe que estão em circulação, o que ajuda a garantir a melhor proteção possível para quem recebe o imunizante.
Indicações – Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar, independentemente de histórico anterior. No entanto, existem alguns grupos prioritários: crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, entre outros.
Restrições – É preciso ficar atento, pois algumas pessoas não devem receber a vacina contra a gripe: aquelas que já tenham apresentado reação alérgica grave a uma dose anterior ou a algum componente da fórmula. Além disso, em caso de febre no momento da vacinação, deve-se aguardar a melhora do quadro.
Covid-19 – É importante ressaltar que não há nenhuma contraindicação para pessoas que já foram vacinadas contra a Covid. E, no caso de pacientes que tenham recebido diagnóstico positivo para a doença, deve-se adiar a imunização até a recuperação completa.
Quando tomar – É recomendável tomar a vacina contra a gripe anualmente e antes do inverno, quando o vírus circula com mais intensidade. Isso acontece, pois, a fórmula é atualizada anualmente para se adequar às cepas do vírus em circulação, o que acontece durante períodos mais quentes.