A Farmácia Indiana anuncia a implementação de um teste rápido inédito em território nacional. Os exames de eletrocardiograma já estão disponíveis nas 165 salas de assistência farmacêutica do IndiClinic, hub de saúde criado em 2017 e hoje presente em mais de 80 municípios na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.
Leia: Farmácia Indiana e Carmed inauguram loja conceito em Minas Gerais
O serviço será realizado em parceria com a OMRON Healthcare Brasil, líder global na fabricação de equipamentos e dispositivos médicos. O cliente, ao chegar na unidade, passa por uma medição da pressão arterial antes de se submeter ao teste, cujo resultado sai em 15 minutos.
“O exame funciona como uma triagem e não representa o diagnóstico final, mas permite que o farmacêutico direcione o atendimento a um médico especializado, caso haja necessidade”, destaca Fernanda Andrade, gerente do departamento farmacêutico da rede.
A adoção do teste de eletrocardiograma está inspirada em modelos de assistência clínica utilizados em países como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. O hub de saúde oferece vacinas disponibilizadas pelo sistema privado e outros 12 testes laboratoriais rápidos, para triagem de doenças como dengue, Covid, influenza e diabetes.
Os pacientes têm acesso a check-ups de colesterol, diabetes e pressão arterial, além de programas voltados a controle de peso, tabagismo e revisão medicamentosa. Somente nos últimos quatro meses até agosto, foram aplicadas mais de 70 mil doses de vacinas.
O rol de serviços inclui consultas por telemedicina e acesso a medicamentos de alta complexidade, oncológicos, imunobiológicos, para doenças raras, fertilização assistida e hormônio de crescimento. Toda essa oferta está amparada pela Lei nº 13.021, de 2014, e pelas resoluções da Anvisa que regulam as operações de imunização e testes rápidos – respectivamente a RDC 197/17 e a RDC 786/23.
Com o objetivo de oferecer um atendimento mais completo e acessível, o IndiClinic atua com base em três pilares – prevenção, manutenção e recuperação de pacientes. “Há mais de cinco anos estamos construindo uma história com as vacinas. É um trabalho ainda muito desafiador, devido às questões regulatórias e de entendimento da vigilância sanitária, mas a Indiana investe em parcerias públicas e privadas para estar em conformidade com as exigências do mercado”, enfatiza Fernanda.
Treinamentos para farmacêuticos e campanhas de saúde
Atualmente, cerca de 250 farmacêuticos habilitados estão à frente do IndiClinic. Todos passam por uma capacitação externa de uma semana e, em seguida, são encaminhados para a sede em Teófilo Otoni, para um treinamento intensivo com a consultora de vacinação. “A Indiana, inclusive, vem se destacando nos rankings de produtividade por loja na aplicação de vacinas, em decorrência de todo esse trabalho que vem desempenhando, afirma Fernanda.
Leia também: Como garantir o sucesso da farmácia na Black Friday
Além disso, a rede promove, bimestralmente, o Café com Saúde, um programa que oferece serviços gratuitos e conscientização sobre imunização em todas as lojas. O objetivo é proporcionar maior acessibilidade à população, por meio de conteúdos educativos sobre prevenção, manutenção da saúde e o calendário vacinal.