A líder global em dados, insights e consultoria Kantar apresentou as principais mudanças e tendências que impactam o mercado brasileiro e mundial durante o Kantar Talks, evento que ocorreu no final de agosto.
Além disso, foram oferecidas diretrizes para que as empresas possam adaptar suas estratégias e campanhas de comunicação de acordo com essas modificações.
Relatório Energias Globais da Kantar
Uma das novidades foi o relatório Energias Globais, que reuniu informações de mais de 34 mil pessoas em 26 países, e evidenciou as principais tendências dos consumidores. Confira abaixo:
– Preocupação com a responsabilidade social e ambiental;
– Busca por experiências positiva, bem-estar físico e espiritual;
– Conexões humanas mais relevantes;
– Fluxos flexíveis;
– Simplicidade;
– Preservação da identidade;
– Proteção física, digital, ambiental e financeira.
A presidente da Kantar no Brasil, Sonia Bueno, fala sobre a importância de entender o que o consumidor quer. “Parece complexo e é, mas, para crescer e se manter no topo, as empresas devem ter conhecimento sobre esses conceitos, a fim de atender às necessidades do consumidor, que se refletem na interação com as marcas e principalmente nas decisões de compra”.
Consumidor passa a ser “multi”
Com as novas tendências, o consumidor se abre para novas perspectivas, o que gera mais opções de marcas e canais específicos para sua compra, por isso passa a ser conhecido como “multi”.
A partir disso, busca experiências mais valiosas, explora novas marcas e categorias, abandonando as antigas, e vai ao ponto de venda com menos frequência. Segundo a managing director da divisão Worldpanel da Kantar, Elen Wedemann, isso causa o surgimento de novos nichos de mercado.
“Antes buscava-se alimentos menos calóricos, enquanto hoje também há uma busca por segmentos como sem glúten e sem lactose, o que significa uma oportunidade e um desafio para as empresas”, afirma Elen.
É por conta dessas buscas mais específicas que as megamarcas estão tendo mais dificuldade para expandir, seja por penetração ou frequência. “Para essas marcas conseguirem crescer ainda mais, é necessário que usem diferentes canais e se atentem que a decisão de compra é uma combinação de ocasião, benefício, necessidade e experiência”, avalia.
Ranking avalia valor das marcas
A Kantar realiza o ranking BrandZ, que mensura o valor das marcas há 14 anos. Este ano, detectou que, na comparação entre os rankings de 2006 e 2019, oito empresas diferentes apareceram entre as dez maiores, sendo quase todas ligadas à tecnologia.
A CEO da divisão Insights da Kantar, Valkiria Garré, revela que, nesse período, 52 das 100 maiores marcas do mundo mudaram. “As mudanças nos hábitos de consumo, produtos, mídia e tecnologia ditam quem atinge e quem se mantém no topo. Está muito difícil crescer e mais difícil ainda é manter o crescimento”, diz.
Dicas de crescimento para empresas
Para que as empresas alcancem o sucesso, devem seguir três itens básicos: relevância, diferenciação e conhecimento. Devem entender as necessidades do público para que possam ir além, focando em nichos e personalizando produtos e serviços.
Pensando nisso, a Kantar definiu, em parceria com o Institute of Real Growth (IRG), sete pilares que as empresas devem seguir para conquistar novos clientes:
– Ter uma visão mais ampla do mercado;
– Ter múltiplos modelos de negócios;
– Evoluir as experiências do consumidor;
– Reescrever suas culturas;
– Agilizar a organização;
– Usar o lado direito do cérebro, combinando a análise de dados com a criatividade;
– Ter um crescimento humanizado.
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