Levantamento do CFF mostra medicamentos em falta nas farmácias

CFF indica medicamentos em falta
Foto: iStock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou um levantamento junto aos farmacêuticos sobre a falta de medicamentos no Brasil. A pesquisa, realizada por meio de formulário online, foi preenchida por 683 profissionais de todos os 27 estados entre os dias 20 de julho e 6 de setembro.

A classe de medicamentos que mais esteve em falta no período foi a dos antimicrobianos, tendo sido relatada por 95,1% dos farmacêuticos (638 relatos); seguida dos mucolíticos, com 81,2% (545 relatos); dos anti-histamínicos, com 76% (510 relatos); e dos analgésicos, com 70% (470 relatos). A ausência de outras classes foi respondida por 65,1% dos respondentes (437 relatos).

“As informações coletadas corroboram os relatos de desabastecimento de medicamentos nas farmácias do Brasil, tanto no setor público como no privado. A escassez de medicamentos usados no tratamento de infecções respiratórias, como amoxicilina, acetilcisteína, ambroxol e dipirona, coincidiu com o período do inverno, causando transtorno aos pacientes e aos profissionais da saúde”, observa o secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, que coordenou a pesquisa.

Apesar do esforço para minimizar o problema, a maior parte dos farmacêuticos disse não encontrar alternativas e, em alguns casos, não ter sido possível evitar algum dano ao paciente. “Dos 671 profissionais que relataram desabastecimento, 470 (70%) disseram não conseguir alternativas para as faltas apontadas”, revela Gustavo.

Para os outros 201 profissionais, algumas alternativas escolhidas foram substituição, compra direta, manipulação, contato com o prescritor para apresentação das opções disponíveis e orientação ao paciente para retorno ao médico.

Veja também: Genéricos trazem economia de quase um salário mínimo por ano para pacientes com câncer de mama

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas.
SempreFort, unidade de negócios do grupo, funcionará em Dourados, anexa ao Comper da cidade.
Após recurso da empresa, a agência suspendeu a interdição, mas emitiu um alerta sobre os riscos de uma substância presente no produto.
Podem participar projetos já aprovados em leis federais de incentivos fiscais; as inscrições vão até 1º de maio.
Executivo chega para impulsionar as estratégias omnichannel da rede.
Evento reuniu, de forma online, todos os colaboradores da rede para um momento de reflexão e aprendizado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo