Lojas físicas têm aumento de visitas, aponta pesquisa

Segundo pesquisa, lojas físicas de farmácias são destaques de visitação pelo público no Sudeste e Sul. Norte apresentou recuo preocupante.
Lojas físicas têm aumento de visitas, aponta pesquisa
Foto: Reprodução
Publicidade

O estudo Índices de Performance do Varejo (IPV) constatou que o número de visitas em lojas físicas em janeiro de 2023 teve um crescimento de 28% se comparado ao mesmo mês do ano passado. As farmácias e drogarias físicas foram um destaque na pesquisa. Com a alta de visitação, a venda de artigos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria tiveram um crescimento de 39% no faturamento.

Leia: Preços no remédio no online apresenta recuo em janeiro

“Ainda que diante de um início de ano positivo em relação aos dados do IPV, a agenda dos varejistas está cada vez mais voltada para a eficiência, visando à garantia na redução de custos operacionais e à consolidação da base de clientes já existente. Vemos nitidamente uma retomada, mas que ainda deve ser tratada com cautela diante dos desafios externos”, afirma Flávia Pini, sócia da HiPartners.

Realizado pela HiPartners a partir dos dados fornecidos pela FX Data Intelligence e chancelados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o destaque positivo de visitação foi o Sudeste (38%), seguido pelo Sul (15%). A região Centro-Oeste registou apenas 8%, o Nordeste marcou apenas 3%, seguido pelo Norte, com recuo de -7%.

Leia também: Ascoferj obtém vitória para associados sobre cobrança de anuidade pelo CRF/RJ

“Com aumento generalizado em todas as regiões do país, tanto no fluxo como no volume de vendas, o varejo vem crescendo e deve se fortalecer ainda mais com a consolidação do novo governo. Dirimidas as dúvidas iniciais sobre a nova gestão, a confiança do consumidor tende a potencializar os resultados em curto e médio prazo”, afirma Ricardo Fioravanti, CEO da FX Data Intelligence.

O levantamento também mostrou, para o primeiro mês de 2023, um crescimento considerável de visitas: o fluxo de visitação para lojistas de rua e shoppings sofreu alta de 21%, comparado o janeiro de 2022, que marcou apenas 17%. “Os indicadores se mostram bastante positivos em relação a janeiro de 2022, mas vale a cautela por conta da amostra, já que, no ano passado, neste mesmo período, estávamos enfrentando uma nova onda de Covid-19, com efeitos diretos nos estabelecimentos físicos”, comenta Henrique Carbonell, CEO da F360°.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo