Lojas físicas têm aumento de visitas, aponta pesquisa

Segundo pesquisa, lojas físicas de farmácias são destaques de visitação pelo público no Sudeste e Sul. Norte apresentou recuo preocupante.
Lojas físicas têm aumento de visitas, aponta pesquisa
Foto: Reprodução
Publicidade

O estudo Índices de Performance do Varejo (IPV) constatou que o número de visitas em lojas físicas em janeiro de 2023 teve um crescimento de 28% se comparado ao mesmo mês do ano passado. As farmácias e drogarias físicas foram um destaque na pesquisa. Com a alta de visitação, a venda de artigos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria tiveram um crescimento de 39% no faturamento.

Leia: Preços no remédio no online apresenta recuo em janeiro

“Ainda que diante de um início de ano positivo em relação aos dados do IPV, a agenda dos varejistas está cada vez mais voltada para a eficiência, visando à garantia na redução de custos operacionais e à consolidação da base de clientes já existente. Vemos nitidamente uma retomada, mas que ainda deve ser tratada com cautela diante dos desafios externos”, afirma Flávia Pini, sócia da HiPartners.

Realizado pela HiPartners a partir dos dados fornecidos pela FX Data Intelligence e chancelados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o destaque positivo de visitação foi o Sudeste (38%), seguido pelo Sul (15%). A região Centro-Oeste registou apenas 8%, o Nordeste marcou apenas 3%, seguido pelo Norte, com recuo de -7%.

Leia também: Ascoferj obtém vitória para associados sobre cobrança de anuidade pelo CRF/RJ

“Com aumento generalizado em todas as regiões do país, tanto no fluxo como no volume de vendas, o varejo vem crescendo e deve se fortalecer ainda mais com a consolidação do novo governo. Dirimidas as dúvidas iniciais sobre a nova gestão, a confiança do consumidor tende a potencializar os resultados em curto e médio prazo”, afirma Ricardo Fioravanti, CEO da FX Data Intelligence.

O levantamento também mostrou, para o primeiro mês de 2023, um crescimento considerável de visitas: o fluxo de visitação para lojistas de rua e shoppings sofreu alta de 21%, comparado o janeiro de 2022, que marcou apenas 17%. “Os indicadores se mostram bastante positivos em relação a janeiro de 2022, mas vale a cautela por conta da amostra, já que, no ano passado, neste mesmo período, estávamos enfrentando uma nova onda de Covid-19, com efeitos diretos nos estabelecimentos físicos”, comenta Henrique Carbonell, CEO da F360°.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Senado aprova fim da escala 6×1 e farmácias devem avaliar impactos nos custos e nas operações

PEC prevê redução gradual da jornada semanal de 44 para 40 horas, dois dias de descanso remunerado e manutenção dos salários. ABCFARMA recomenda planejamento preventivo e atenção à regulamentação.

Venda online de canetas emagrecedoras chega a 70% no Grupo DPSP

Com quase 1.700 estabelecimentos, o grupo DPSP conecta lojas físicas e canais digitais em uma estratégia omnichannel.

Drogarias Max lançam DigiMAX, plataforma de inteligência de compras para franqueados

Exclusiva no mercado, a solução reúne preços, ofertas e dados de mercado para apoiar decisões de reposição mais rápidas e rentáveis.

Vendas de produtos para pele e cabelo avançam em meio à popularização das canetas emagrecedoras

Levantamento da Scanntech mostra que xampus medicamentosos crescem 29,4%, enquanto dermocosméticos para tratamentos faciais avançam 6,8% e corporais, 8,8%.

Saiba como a Rede d1000 cresce no varejo farmacêutico

Rede revela bastidores operacionais, projeção de 40 novas lojas no ano e faturamento de R$ 140 milhões em marcas exclusivas do grupo.

Ascoferj divulga aditamento ao Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária

AGO acontecerá na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 26 de outubro.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.