Preço dos remédios tem pequena queda de 0,61% em setembro

Antigripais e antitussígenos apresentaram maior redução, de 2,78%, enquanto antiparasitas foram os vilões com alta de 16,64%.
Preço dos remédios tem pequena queda de 0,61% em setembro
Foto: Divulgação
Publicidade

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no E-commerce) apresentou queda de 0,61% em setembro, na comparação com setembro de 2022. Ao todo, foram monitorados 10 medicamentos pertencentes a diferentes grupos e comercializados em seis redes farmacêuticas.

Antigripais e antitussígenos puxaram queda discreta

Os medicamentos antigripais e antitussígenos foram os que apresentaram maior queda nos preços, chegando a (-2,78%), seguidos por antialérgicos e broncodilatadores (-2,22%), hormonais (-2,01%), antidiabéticos (-1,00%) e hipotensores e hipocolesterolêmicos (-0,80%). Antiparasitas tiveram um aumento surpreendente de 16,64%. Logo após, temos relaxantes musculares com 12,64%, anti-histamínicos com 8,83%, antissépticos nasais com 6,10% e analgésicos e antitérmicos com 2,01%. Os antissépticos nasais seguem em alta devido ao clima seco e quente em grande parte do país no mês de setembro.

Leia: Vendas de medicamentos para depressão e ansiedade crescem 7%

De acordo com o IPCA, divulgado pelo IBGE no dia 26 de setembro, o subgrupo “produtos farmacêuticos” teve recuo de (-0,34%) na Região Metropolitana de São Paulo. A diferença se explica pelo índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados, além de incluir serviços como preços dos planos de saúde, por exemplo. Os índices mostram que é preciso atenção e agilidade por parte das farmácias e drogarias na adequação dos preços.

“A melhor forma de definir precificação e promoções mais assertivas é com o uso de soluções de pricing, que são capazes de fazer o monitoramento em tempo real e analisar dados externos e internos para sugerir preços mais convidativos aos clientes e com a melhor rentabilidade possível para as farmácias”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Leia também: Normas para dispensar pelo Farmácia Popular

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo