Desde 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19 e a necessidade de os clientes ficarem em casa, a demanda por serviços de delivery aumentou significativamente. Foi pensando nisso que a rede Farmácias Independente sentiu a necessidade de implementar um programa de fidelidade para incentivar a aquisição de mais itens, já que o número de visitantes nas lojas diminuiu.
Implementação do programa
Rodolfo Santos, coordenador de Planejamento Estratégico da rede, comenta que o objetivo precisa ser motivar a compra e atrair clientes no novo cenário: “Chegamos à conclusão de que era preciso acelerar alguns projetos que tínhamos para o futuro, como a implementação de um programa de fidelidade. Assim, o consumidor teria uma série de vantagens e descontos à medida que adquirisse mais itens da rede, seja no modelo online ou presencial”.
Para a implementação, a Farmácias Independente realizou uma parceria com a Inspiring, do Grupo Stefanini, para conhecer melhor o perfil dos clientes e criar um canal digital que gerasse relacionamento e engajamento.
“Além de fornecer os descontos, com a implementação do programa, a rede tinha como objetivo engajar os clientes, e assim buscar os resultados em aumento do ticket médio e da quantidade de itens por cesta de compras. Na segunda semana de novembro, o projeto foi instalado em todas as lojas da rede, com a possibilidade de cadastro imediato dos clientes no programa de fidelidade para usufruir das vantagens”, revela Joseane Janner, gerente de Produto da Inspiring.
Resultados
Até o fim de fevereiro, já eram mais de 200 mil clientes cadastrados, com uma média de 2.200 cadastros por dia. “Hoje, 24% das vendas da rede passam pelo programa. Além disso, o ticket médio dos clientes fidelizados é 58,8% maior do que dos não cadastrados, e a quantidade de itens por cesta é 61,7% superior se comparada à cesta dos não participantes”, revela Rodolfo.
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