Mais de 30 salas farmacêuticas da rede de farmácias São João já fazem parte da campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul. As farmácias já estão habilitadas para aplicação de vacinas desde 2017 e seguem uma série de legislações e fiscalizações para receberem a certificação.
A vacina contra a gripe H1N1 tetravalente é aplicada por farmacêuticos habilitados nas salas de vacinas, espaços seguros dentro das lojas e que seguem os protocolos de prevenção contra a Covid-19. O atendimento é feito por agendamento e vai das 7h às 23h.
Roberto Canquerini, gestor de Serviços Farmacêuticos da São João, ressalta a importância de as pessoas se vacinarem contra a gripe, principalmente em um momento em que os hospitais estão superlotados e as unidades de saúde sobrecarregadas devido ao coronavírus: “Essa vacina ajuda a prevenir que a gripe evolua para um quadro mais grave, de pneumonia, por exemplo, e que as pessoas precisem utilizar o hospital, internar e até mesmo de cuidados de uma UTI. Então a vacinação ajuda a reduzir a pressão sobre o sistema público de saúde”.
Os imunizantes oferecidos nas lojas da rede são dos laboratórios GSK, Abbott e Sanofi, indicadas para todas as pessoas a partir de seis meses de vida. Canquerini revela, contudo, a necessidade de tomar cuidado em relação ao intervalo entre essa vacina e a contra a Covid-19: “O único cuidado é com relação ao intervalo, se a pessoa tomou a vacina da Covid-19, precisa aguardar 14 dias para aplicar qualquer outra vacina, inclusive a da gripe. Para a vacina Coronavac, a orientação é esperar tomar a segunda dose e daí, após 14 dias, fazer a vacina da gripe. Já para a vacina Oxford, é possível tomar a vacina da gripe no intervalo entre as doses, que é de 12 semanas”.
O agendamento pode ser realizado pelo telefone 0800 870 7070 ou ainda pelo site, onde é possível escolher local e horário de aplicação. Novas lojas são incluídas semanalmente.
Veja também: Pague Menos oferece quatro tipos de teste para Covid-19