Uma das maiores redes de farmácias associativistas do Brasil, a Soma Drogarias ultrapassou pela primeira vez a marca de meio bilhão de reais em faturamento. A receita de R$ 622 milhões em 2020 é 31% maior do que a do ano anterior (R$ 475 milhões) e supera a média de crescimento geral do mercado farmacêutico, que, de acordo com a consultoria IQVIA, foi de 15,6%.
Resultados de 2020
De acordo com Paulo Henrique Ribeiro, CEO da Rede Soma, os resultados foram bastante animadores: “O que nos deixou ainda mais felizes foi o crescimento médio de 27% das farmácias associadas à Rede Soma, o que reflete a expansão real de cada estabelecimento, com expressivo ganho de mercado na cidade onde atua”.
Sediada na Zona da Mata mineira, a rede aumentou consideravelmente o número de pontos de venda – atualmente, são mais de 600 farmácias associadas em 19 estados brasileiros, o equivalente a um crescimento de 16% em relação a 2019.
Sobre a quantidade de unidades vendidas, foram 35,6 milhões, e o volume de clientes é de cerca de dois milhões. Os produtos que mais se destacaram foram os de higiene pessoal, perfumaria e medicamentos genéricos.
Planejamento para futuro
O aumento das vendas foi possível pela estratégia focada em tecnologia e nos serviços de assistência farmacêutica. “Desenvolvemos no ano passado um app de delivery próprio, o que fomentou o aumento das vendas mesmo no pico da crise. Agora, demos início a estudos para formatar uma plataforma de e-commerce da rede”, revela Ribeiro.
Nos planos da Rede Soma ainda estão o investimento em campanhas de marketing, estruturação de programas de marca própria e fidelização e implementação de um modelo de assistência farmacêutica. Este está em fase de testes em aproximadamente 30 farmácias do grupo, em uma parceria com a plataforma Clinicarx.
Veja também: Raia Drogasil cresce 15,1% em vendas em 2020, com 16,7% no quarto trimestre