Redes de farmácias com mais de 3 mil lojas criam Federação

Fecofar reúne sete marcas associativas e de franchising, que empregam 16 mil pessoas e alcançam um faturamento anual total de R$ 5,6 bilhões.
Redes de farmácias com mais de 3 mil lojas criam Federação
Foto: Membros da diretoria da Federação
Publicidade

Nesta terça-feira (28/11), nasceu uma nova entidade do setor farmacêutico. Formada a partir da união de sete redes varejistas do setor, a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar) terá, entre outros objetivos, a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado farmacêutico, além do governo.

Leia: Drogarias Max promove festa de 40 anos

O evento de lançamento, que deve contar com a presença de 220 convidados ligados às indústrias, distribuidoras nacionais e regionais e mídia segmentada, será realizado às 18 horas, na Casa Bisutti, localizada na Rua Casa do Ator, 642, na Vila Olímpia, em São Paulo.

Integram a Fecofar as empresas Rede Masterfarma (Criciúma/SC), Farmais (São Paulo/SP), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Grupo AMR (Varginha/MG), Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP) e Grupo Redemed (Recife/PE). Juntas, as marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.

As tratativas para a formação da entidade se iniciaram em 2022. A primeira reunião presencial entre os fundadores ocorreu em março deste ano, em São Paulo. Agora, a partir do lançamento oficial, a Fecofar manterá um espaço próprio – um escritório com 535 metros quadrados – na Vila Olímpia, na capital paulista, em uma região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico.

“Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, explica o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista que atua há 25 anos no mercado. “Por não estarmos em São Paulo, entendemos que não estávamos próximos o bastante dos principais executivos das grandes indústrias. Geralmente, somos atendidos por regionais e percebemos que existiam outras redes tão sólidas quanto nós e que tinham essa mesma dor. Por isso, no final de 2022, começamos as tratativas para a fundação da Fecofar.”

Além de Grasso, compõem a direção da entidade o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais); o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael); o diretor comercial, Jeefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR); e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto De Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente, Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas); e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José Da Silva (Rede Multidrogas).

Leia também: O que faz a farmácia vender mais?

Conforme a ata de fundação, a Fecofar tem como missão trazer ferramentas inovadoras e contribuir para que os negócios sejam rentáveis, competitivos e sustentáveis, além de representar as associações e franquias perante os fornecedores e as entidades relevantes do mercado. Tendo como valores a ética, a transparência, a união, a dedicação, o comprometimento e o respeito, a Fecofar pretende ser a federação de referência do Brasil nos segmentos de associativismo e franchising, proporcionando um ambiente favorável para a geração de negócios rentáveis e a entrega de resultados com excelência para as farmácias dos federados e parceiros comerciais até 2027.

Ainda segundo a ata de fundação, a entidade terá, entre outros objetivos, as seguintes aspirações:

– Aglutinar forças e representar as aspirações das empresas associadas junto ao poder público e à iniciativa privada;

– Representar os direitos e interesses das associadas em todo o território nacional;

– Representar os interesses de suas associadas perante as autoridades administrativas e judiciárias;

– Conciliar divergências e conflitos entre as associadas, bem como promover a solidariedade entre elas.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo