São João disponibiliza totens de autoatendimento para seus clientes

Serviço recebe pagamentos em cartão e PIX para toda a linha de perfumaria, conveniência, bazar, alimentação, floricultura e MIPs.
São João disponibiliza totens de autoatendimento para seus clientes
Foto: Divulgação
Publicidade

O autoatendimento em farmácias é um serviço que, dentro do mercado varejista farmacêutico, ainda está engatinhando. São poucas as redes que estão entrando nesse universo, que envolve áreas como desenvolvimento, TI e engenharia. Partindo desse princípio, a rede de varejo farmacêutico do Sul do país inaugurou, no final de 2024, na cidade de Passo Fundo, no norte do RS, local da sede administrativa da empresa, uma nova loja com dois totens de autoatendimento, disponibilizados em um local pensado na mobilidade dos clientes dentro da filial.

Leia: Rede de Farmácias São João oferece 1.500 vagas de emprego nos três estados do Sul

Foto: Maurício Maffi, gerente de infraestrutura e operações de TI

Os totens de autoatendimento na São João foram desenvolvidos a partir de uma demanda da presidência da empresa, que, após uma viagem à Suíça pela Abrafarma, definiu a implantação desse serviço para os clientes. Foram meses de trabalho e inúmeros testes realizados até que o projeto saísse do papel e ganhasse funcionalidade, oferecendo praticidade e segurança aos usuários.

Foto: Jones Stachelski, coordenador de dispositivos de TI da Rede São João

Os colaboradores Maurício e Jones falam sobre o estudo realizado, a aplicabilidade do serviço, os tipos de produtos que podem ser acessados, entre outros pontos. Confira a entrevista na íntegra.

Quando começaram os estudos para a implantação?

Maffi: O projeto do totem já vem de algum tempo em fase de testes. Porém, após a visita do presidente da empresa, Sr. Pedro Henrique Brair, à Suíça, essa demanda foi priorizada. Foi uma aplicação desenvolvida do zero para entregar uma solução simples e fácil de ser utilizada pelos clientes.

Quando foi colocado em prática?

Maffi: Buscamos em São Paulo uma empresa parceira que nos ajudou na entrega de alguns modelos para nossa apreciação e homologação. Apresentamos duas opções à direção da empresa: uma com tela menor, de 15 polegadas, e outra maior, com tela de 23 polegadas, que foi a aprovada.

Jones: Estes equipamentos possuem um modelo diferenciado, mas com um layout apropriado, próximo aos caixas e de fácil acesso.

Como funciona o serviço de autoatendimento?

Jones: A operação é muito simples. O cliente passa seus itens em um leitor de código de barras e, no final, opta pelo pagamento em cartão de débito, crédito ou PIX. Junto a isso, temos o sistema de monitoramento de câmeras que oferece mais segurança na operação.

Em quantas lojas o autoatendimento está disponível?

Maffi: Esse serviço está disponível, no momento, em duas lojas na cidade de Passo Fundo e em uma das nossas filiais nas cidades de Pelotas, Florianópolis, Encruzilhada do Sul e Santa Vitória do Palmar.

Que tipos de produtos podem ser passados no totem de autoatendimento?

Maffi: Podem ser passados todos os produtos que estão disponíveis para os clientes. Por exemplo: perfumaria, conveniência, brinquedos, bazar, alimentação, floricultura, toda a parte dos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição), além de Estomazil, Epocler, Eno, Engove, enfim, tudo o que está à mão para o cliente e que ele possa automaticamente concluir sua compra de forma rápida e autônoma.

O cliente São João Mais terá a mesma vantagem na compra utilizando o autoatendimento?

Maffi: Sim, ele consegue ter os mesmos benefícios. Colocando o CPF, o sistema identifica que o cliente é da São João e oferece os descontos e condições que estão disponíveis para a compra.

O que representa para o mercado varejista farmacêutico essa facilidade no serviço?

Maffi: Olha, é uma inovação? É! Mas a gente já entende que grandes redes varejistas estão nesse processo e isso não tem mais volta. Na minha opinião, as empresas vão ter que se adaptar. Terão que dar cada vez mais essa disponibilidade e tecnologia para os seus clientes, e são eles que vão decidir se querem ser atendidos por uma pessoa física ou por um autoatendimento.

Jones: Estamos cada vez mais dando essa disponibilidade para o cliente fazer essa decisão e se sentir bem naquilo que ele se sente conveniente em fazer na hora da sua compra. A São João sempre teve uma pegada de atendimento pessoa a pessoa, olho no olho, e com essa tecnologia estamos dando uma liberdade maior e mais facilitada para o nosso cliente escolher a forma de consumir.

O que a Rede prevê de instalação deste serviço para o ano que vem?

Maffi: A previsão para 2025 é de implantar, no primeiro trimestre, 50 equipamentos que serão distribuídos em algumas das lojas da nossa rede.

Leia também: Como as farmácias podem se preparar para o cenário digital

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

De acordo com a Linx, a expansão do omnichannel, a automação e gestão tecnológica e os programas de fidelidade são algumas das tendências.
Parceria do programa Acredita no Primeiro Passo é a primeira assinada com uma empresa do setor de farmácias.
Acordo prevê a certificação de salas de atendimento, revisão de protocolos e qualificação de 12 mil farmacêuticos.
Número de seguidores é importante, mas é essencial que a comunicação e a postura do influenciador estejam alinhadas com os propósitos da farmácia.
Adesão das farmácias é essencial para identificar eventuais necessidades de melhoria e ajustes antes do retorno obrigatório do sistema.
Quiosque da rede de drogarias oferece serviços de saúde e a venda de itens indispensáveis para o verão.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo