O comboio da ação solidária chegou com 34 caminhões de doações diretamente aos atingidos de oito municípios da Região Metropolitana. Cerca de 300 voluntários ajudaram na distribuição, que, em virtude da grande quantidade, ocorreu nas ruas das cidades. Vinte mil Kits Inverno e 20 mil Kits Higiene com 25 itens novos foram doados a cada família, num valor total de 4 milhões de reais.
Leia: Rede de Farmácias São João reabre as portas de 47 lojas atingidas pelas enchentes no RS
A ação solidária organizada pela Rede de Farmácias São João angariou doações de inúmeros parceiros, indústrias, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e pessoas físicas.
Somando as doações da própria Rede às de todos os parceiros, foram 40 mil kits para os abrigados. Os 20 mil Kits Inverno continham cada um: 1 travesseiro, 2 mantas, 2 toalhas e 12 peças de roupa íntima, e os 20 mil Kits Higiene e Amenidades incluíam Papel Higiênico, sabonetes, creme dental, escova de dente, lenço umedecido e uma caixa de chocolates.
“Esta ação envolve muitos CNPJs e muitos CPFs. E este é um povo que precisa muito. A mensagem que está junto às doações diz: ‘Esforça-te e tem bom ânimo.’ Porque queremos levar esperança”, explica o presidente da rede, Sr. Pedro Brair.
A saída foi do Centro de Distribuição de Gravataí da Rede de Farmácias São João. Além dos voluntários e colaboradores da Rede, estiveram presentes os Embaixadores do Bem, Dunga, Tinga, Rafael Sobis e Geromel. O 18º Batalhão da Brigada Militar de Viamão auxiliou na logística e rota dos caminhões, uma vez que a malha viária está comprometida em vários locais. Os batedores conduziram as cargas após os presentes entoarem juntos o Hino Rio-Grandense. O ato foi diante da bandeira do estado, de 138 m², que substituiu nesta semana a bandeira nacional no CD de Gravataí.
Em Eldorado do Sul, no Bairro Centro Novo, longas filas se formaram para receber os caminhões e os voluntários.
A cidade, que teve grande parte do seu território alagado, abriga milhares de moradores que perderam tudo. Ali, 3.500 famílias receberam fichas na sexta-feira e retiraram rapidamente as suas doações no sábado.
O casal Jair Oliveira Rolim e Jesiane Armesto Rolim, ele instalador de fibra ótica, no momento desempregado, e ela pedagoga, foram às lágrimas ao receber não só os Kits, mas também o acolhimento. “Nós, idosos, passamos dois dias embaixo d’água esperando socorro, com muito medo. Hoje, começamos tudo do zero. Então, vocês não têm ideia do quanto valorizamos esta doação e tudo que fazem por nós”, conta Jesiane.
Leia também: Remédios para diabetes estão entre os dez mais vendidos na plataforma
Além dos Kits, colchões, produtos alimentícios, outros produtos de higiene e água também foram entregues aos atingidos pelas enchentes. O comboio passou por Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Guaíba, Estrela, Eldorado do Sul, Montenegro e Gravataí e amenizou a situação de milhares de pessoas que sofreram com o maior fenômeno catastrófico natural do país, que atingiu o Rio Grande do Sul.