Wegovy chega à Rede de Farmácias São João

Medicamento com o princípio ativo semaglutida, indicado na bula para o tratamento da obesidade, é aprovado pela Anvisa.
Wegovy chega à Rede de Farmácias São João
Foto: Divulgação
Publicidade

A Rede de Farmácias São João passa a comercializar, a partir deste semestre, o medicamento Wegovy da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. A injeção, aplicada semanalmente, possui o princípio ativo semaglutida. No Brasil, o Wegovy é o primeiro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da obesidade e sobrepeso de adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade.

Leia: São João avança com estratégia de vídeos para conteúdo, publicidade e live commerce

A ação do Wegovy está baseada no papel que a semaglutida desempenha no organismo, simulando a mesma ação do hormônio GLP-1, que é um hormônio natural que regula o apetite. Dessa forma, o medicamento sinaliza ao cérebro uma sensação de saciedade prolongada.

Para Nicole de Lima, coordenadora de Suporte Farmacêutico da Rede de Farmácias São João, a chegada desse medicamento representa mais um grande avanço para o tratamento de uma doença cada vez mais prevalente. “A obesidade é uma doença crônica complexa e um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras condições clínicas. Vivemos um cenário onde mais de um bilhão de pessoas vivem com obesidade no mundo. Os novos medicamentos que surgiram nos últimos anos, como o Wegovy, vieram como uma alternativa para o tratamento dessa condição em situações específicas. Porém, é importante ressaltar que precisam ser somadas as mudanças de hábitos, como alimentação e exercícios físicos regulares.”

A farmacêutica alerta para os cuidados necessários no uso do medicamento. “O Wegovy é um medicamento injetável, que deve ser utilizado apenas mediante avaliação e prescrição médica, visto que existem requisitos que precisam ser verificados para que a pessoa faça o uso do medicamento com segurança. Assim como qualquer outro medicamento, ele tem a possibilidade de causar eventos adversos durante seu uso e, além disso, populações especiais, tais como idosos, gestantes, lactantes e pacientes com problemas renais ou hepáticos, necessitam de uma avaliação mais rigorosa do risco-benefício do uso.”

O que é Wegovy e para que serve?

O Wegovy é um medicamento considerado “irmão” do Ozempic por ter o mesmo princípio ativo: a semaglutida. O que os diferencia são as concentrações do medicamento nas canetas preenchidas.

O Wegovy tem apresentações em concentrações de até 2,4 mg de semaglutida por dose. O Ozempic tem concentrações menores, com a máxima chegando a 1,34 mg por dose.

A semaglutida é uma molécula análoga ao GLP-1 que promove uma sensação de saciedade prolongada. O componente atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia.

A obesidade

Esta é uma doença que pode começar na infância ou adolescência, sendo que até 90% dos adolescentes com obesidade podem continuar convivendo com a doença na idade adulta.

A obesidade leva a um risco maior de desenvolvimento de problemas de saúde graves relacionados ao peso. De acordo com o ‘Atlas Mundial da Obesidade 2023’, o Brasil pode chegar a 7,7 milhões de crianças com obesidade até 2030.

Como utilizar o Wegovy?

O Wegovy tem a mesma substância e forma de aplicação do Ozempic. O fármaco é utilizado por meio de uma caneta injetora uma vez por semana. Estudos clínicos revelaram perda expressiva e consistente de peso (pacientes perderam, em média, 17% do peso corporal), além de maior proteção contra diabetes e doenças cardiovasculares, em decorrência do controle do peso.

A nova indicação foi baseada em estudo que demonstrou redução de 16,1% no índice de massa corporal em jovens com obesidade que tomaram o medicamento.

Qual o preço do Wegovy no Brasil?

De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o preço máximo ao consumidor (considerando as diferentes alíquotas de impostos praticadas no Brasil) do Wegovy pode variar de R$1.038,75 a R$2.634,04, dependendo da versão do produto, que pode mudar conforme a apresentação do medicamento e impostos estaduais.

Diferença entre Wegovy e Ozempic

O Ozempic, medicamento da Novo Nordisk para o tratamento de diabetes tipo 2, também é composto por semaglutida, mas em concentração menor (1,34 mg por dose) do que o Wegovy (2,4 mg por dose). O componente atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia, mas, por promover maior saciedade, o Ozempic também tem sido utilizado “off label” para emagrecimento.

Leia também: Estratégias para expandir um negócio no mundo digital

No entanto, o Wegovy é o primeiro e único medicamento à base de semaglutida aprovado pela Anvisa para tratar pessoas com obesidade e sobrepeso.

É importante lembrar que o uso desse tipo de medicamento deve ser feito com a orientação e acompanhamento de um profissional de saúde especializado.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

loading...

Veja também

Comitê multidisciplinar e treinamentos com os times de lojas respaldam o cumprimento da norma.
B2FARMA Compra Inteligente facilitará o diálogo com distribuidoras e indústrias e otimizará o processo de compras dos licenciados.
Até outubro, a marca reforça, de forma educativa, a importância da aplicação diária do protetor solar contra os raios UV no Rio de Janeiro.
Novas unidades estão localizadas em Botafogo, Rio das Ostras e na Tijuca.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Em outubro, a rede de farmácias planeja inaugurar novas lojas em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo