Benefícios proporcionados pelo associativismo a varejistas

IQVIA apresentou dados que comprovam que os resultados do associativismo são um sucesso no ramo farmacêutico
Benefícios proporcionados pelo associativismo a varejistas
Foto: Divulgação
Publicidade

A auditora IQVIA fez uma pesquisa e apontou que, entre 2018 a 2020, o ramo farmacêutico cresceu 59,3% no faturamento, enquanto as lojas das redes da Febrafar cresceram 104,3%. O alto crescimento das lojas da federação é resultado da prática do associativismo, que geram grandes benefícios aos envolvidos, tornando-os competitivos ao mercado.

Leia: Venda de medicamentos para diabetes cresce 11% no Brasil

O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento econômico, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço. Essa estratégia vêm sendo eficaz, fortalecendo e beneficiando os pequenos e médios negócios farmacêuticos. Além disso, trabalhar em grupo reduz os custos operacionais e ajuda a obter melhores condições de prazo e preço.

Para tal, é necessário um grupo mínimo de empresas que, após estudos de viabilidade econômica, possa suportar os custos de implantação e manutenção de uma central de negócios, marketing, tecnologia e serviços, apresentando-se assim como uma solução inovadora para resolver os problemas das pequenas e médias empresas.

“O princípio básico do associativismo é a união de forças. A partir do momento em que você tem um grupo com o mesmo propósito, é mais fácil caminhar com esse grupo do que sozinho. A associação fortalece o empresário em todos os sentidos: marca, ações de marketing e visibilidade ao consumidor”, disse Edison Tamascia, presidente da Febrafar, em entrevista ao programa É de Farmácia.

Leia também: Governo estadual do Rio decreta Lei sobre descongestionante nasal

Entre os inúmeros benefícios do associativismo, estão: o uso de ferramentas tecnológicas compartilhadas, alta lucratividade devido à padronização de funcionamento, parcerias com fornecedores, fixação da marca, capacitação de pessoal para gerar qualificação dos funcionários e conceito da loja, tornando o ambiente agradável e confortável ao consumidor.  

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo