Como a tecnologia apoia a evolução das varejistas farmacêuticas

Soluções de áudio e vídeo proporcionam experiência positiva do cliente na loja e auxiliam na prevenção de perdas.
Como a tecnologia apoia a evolução das varejistas farmacêuticas
Foto: Divulgação

O setor do varejo físico está constantemente à procura de formas de utilizar a tecnologia para enfrentar os seus maiores desafios, especialmente quando confrontado com a crescente concorrência do e-commerce. O setor de varejo farmacêutico não é exceção. Eles foram além da simples distribuição de produtos farmacêuticos para oferecer uma gama de produtos e serviços, incluindo a aplicação de vacinas.

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À medida que a complexidade e a hibridização destas lojas continuam, é fundamental implementar a tecnologia certa para apoiar as operações, melhorar a segurança e lidar com a prevenção de perdas, apoiando, em última análise, uma experiência positiva na loja.

Da prevenção de perdas ao cumprimento da regulamentação, as farmácias têm necessidades específicas

A natureza cada vez mais polivalente das farmácias exige diferentes tipos de soluções. Tal como acontece com outras lojas de varejo, as soluções de áudio e vídeo em rede ajudam a atingir os objetivos de segurança; seja monitorando e dissuadindo comportamentos antissociais ou agressivos ou alertando a equipe sobre incidentes para poderem facilitar as intervenções das equipes de segurança. Especificamente para prevenção de perdas, é possível usar câmeras equipadas com análises em áreas de checkout e saídas para detectar atividades suspeitas.

Devido ao armazenamento e distribuição de medicamentos controlados, é crucial implementar uma monitorização de inventário ainda mais próxima em determinadas áreas da sua farmácia para garantir que os medicamentos sejam contados e dispensados conforme a regulamentação. Isto também se estende à área de entrega para garantir que os procedimentos corretos sejam seguidos pelas organizações de logística e por aqueles que recebem os produtos farmacêuticos.

Experiência do cliente dá às farmácias físicas uma vantagem competitiva

As farmácias tiveram uma jornada interessante. Começando primeiro como lojas dedicadas, onde os clientes podiam comprar medicamentos vendidos sem receita e prescritos, e depois oferecendo serviços como vacinação e monitoramento de saúde. No entanto, muitas farmácias ainda não têm a capacidade de capitalizar as interações pessoais – especialmente com pessoal treinado – que os clientes valorizam. De acordo com um relatório elaborado pela AmerisourceBergen, os farmacêuticos estimam que apenas 10% do seu tempo é gasto aconselhando os clientes.

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Olhando mais de perto o ambiente geral da farmácia, fica claro que a complexidade das suas instalações requer uma abordagem tecnológica ligeiramente diferente.

Atendimento ao cliente e privacidade

Do ponto de vista do atendimento ao cliente, implementar a tecnologia certa na loja será fundamental para permitir que a equipe passe um tempo valioso com os clientes. As soluções de áudio e vídeo em rede, incluindo análises, podem ajudar a agilizar os fluxos de trabalho e melhorar a eficiência, como detectar quando alguém está esperando por ajuda e alertar um membro da equipe para atendê-lo rapidamente. Essa atenção imediata pode ajudar a tranquilizar seus clientes.

Dispensários médicos e áreas de entrega. Dentro do dispensário médico, as soluções de controle de acesso gerenciam quais membros da equipe são capazes de abrir armários que armazenam medicamentos controlados ou programados, enquanto trancam outros armários. Ao limitar o acesso às áreas de armazenamento de medicamentos, as farmácias podem reduzir o risco de roubo e perda de inventário, o que pode ser dispendioso. As soluções de controle de acesso também ajudam a rastrear quem está acessando as áreas de armazenamento de medicamentos e quando, o que pode aumentar a responsabilidade e ajudar a impedir o roubo ou o uso indevido de medicamentos.

Segurança e operações

A tecnologia também pode apoiar processos operacionais, como gerenciamento de filas na loja para minimizar a frustração do cliente, monitoramento de prateleiras para alertar a equipe sobre quando um produto está acabando ou análises em áreas de auto-checkout para detectar a não verificação de itens. As informações obtidas a partir dos dados recolhidos sobre o movimento, a ocupação das lojas e os níveis de pessoal também podem informar o seu planejamento futuro.

A segurança e a proteção estarão sempre no topo da sua lista de prioridades e é crucial usar soluções que melhor apoiem a sua equipe. Em primeiro lugar, monitores públicos colocados à entrada da sua farmácia lembrarão os clientes de que estão sendo monitorados, o que pode ajudar a impedir roubos e comportamentos agressivos ou antissociais.

Farmácias continuarão a expandir a sua oferta

Assim como as lojas de conveniência, as farmácias continuarão a evoluir para oferecer uma gama de serviços aos clientes. Além disso, estes têm necessidades próprias devido aos medicamentos que aí são armazenados e dispensados – o que significa que a segurança e a monitorização são fundamentais. As soluções de vídeo em rede podem apoiar esses esforços, ajudando a enfrentar a prevenção de perdas, a conformidade com a regulamentação e a criação de uma atmosfera segura. Isso ajudará sua empresa a crescer e permanecer lucrativa nos próximos anos.

Por Sergio Fukushima, Business Development Manager da Axis Communications

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