Como melhorar a experiência do consumidor no e-commerce?

Investimento em vitrines digitais e estudo sobre o comportamento do consumidor são algumas dicas de aprimoramento no e-commerce.
Como melhorar a experiência do consumidor em seu e-commerce?
Foto: Divulgação
Publicidade

Segundo a 47ª edição do relatório Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit, o segmento de perfumaria e cosméticos ocupa a 1ª posição das categorias com mais pedidos em 2022 no comércio digital, enquanto a saúde ocupa a 4ª posição. Outro ponto de destaque da pesquisa é a evolução na quantidade de shoppers no e-commerce: em 2022, houve mais que o dobro de crescimento em relação a 2021, totalizando 24%.

Fazer compras pela internet já é um hábito entre os consumidores, tornando-se uma oportunidade de negócio para marcas e indústrias investirem em e-commerce. No entanto, não basta apenas abrir uma loja online e anunciar os produtos. Um comércio digital de sucesso é baseado em planejamento e estratégias.

Leia: Programas de fidelidade são uma vantagem para as farmácias

Por isso, a Standout, plataforma de inteligência em trade marketing digital, separou 3 dicas para melhorar a experiência do cliente. Confira abaixo:

1- Invista em vitrines digitais: Uma forma de proporcionar uma boa experiência é o uso de vitrines digitais, pois elas otimizam a jornada de compra do shopper por meio de uma mensagem clara e personalizada. “Passar a informação correta sobre o produto pode ser a diferença entre a compra e um carrinho abandonado, já que as vitrines digitais contêm dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto, por exemplo. Consequentemente, informações nesse nível contribuem para que a venda se concretize”, explica Emerson Spina, COO da martech.

2- Estude o comportamento do consumidor: Compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Uma maneira de fazer isso é por meio do uso de dados nos conteúdos enriquecidos disponíveis nos e-commerces. “Com uma base de dados que o uso do Mapa de Calor traz, as indústrias que aplicam essa ferramenta têm acesso a dados que os ajudam a entender e a oportunidade de melhorar a comunicação e a experiência do shopper, além de auxiliar em decisões estratégicas no comércio digital. Essa flexibilidade permite que os negócios façam ajustes rapidamente, de acordo com o mercado e as necessidades do cliente”, conta o executivo.

3- Implemente a estratégia phygital: A união entre os canais físicos e digitais é conhecida como phygital. Fazer essa integração é interessante para aumentar ainda mais o potencial de vendas. No phygital, o executivo conta que o trade marketing digital apoia a indústria e o comércio eletrônico a aproximar o shopper dos produtos comercializados, por meio de uma comunicação assertiva e direcionada nos varejos digitais. “Esse é o principal ponto de contato do consumidor com a marca ou produto, mesmo que ele não efetue a compra por esse canal”, afirma.

Leia também: Idec questiona descontos das farmácias atrelados ao CPF

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

loading...

Veja também

Apesar do contrato social, a existência de um acordo de sócios é essencial para evitar conflitos internos e garantir a sobrevivência da empresa a longo prazo.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 204 bilhões.
IA surge como uma solução para simplificar as tarefas relacionadas à operação e à gestão do relacionamento com o consumidor.
Entre as maiores vantagens do uso das etiquetas eletrônicas no varejo estão a precisão e a agilidade na atualização dos preços dos produtos.
Empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais conquistam a atenção do público.
Uso de ferramentas de previsão de demanda e análise de dados pode auxiliar no ajuste preciso dos estoques.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo