Como melhorar a experiência do consumidor no e-commerce?

Investimento em vitrines digitais e estudo sobre o comportamento do consumidor são algumas dicas de aprimoramento no e-commerce.
Como melhorar a experiência do consumidor em seu e-commerce?
Foto: Divulgação

Segundo a 47ª edição do relatório Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit, o segmento de perfumaria e cosméticos ocupa a 1ª posição das categorias com mais pedidos em 2022 no comércio digital, enquanto a saúde ocupa a 4ª posição. Outro ponto de destaque da pesquisa é a evolução na quantidade de shoppers no e-commerce: em 2022, houve mais que o dobro de crescimento em relação a 2021, totalizando 24%.

Fazer compras pela internet já é um hábito entre os consumidores, tornando-se uma oportunidade de negócio para marcas e indústrias investirem em e-commerce. No entanto, não basta apenas abrir uma loja online e anunciar os produtos. Um comércio digital de sucesso é baseado em planejamento e estratégias.

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Por isso, a Standout, plataforma de inteligência em trade marketing digital, separou 3 dicas para melhorar a experiência do cliente. Confira abaixo:

1- Invista em vitrines digitais: Uma forma de proporcionar uma boa experiência é o uso de vitrines digitais, pois elas otimizam a jornada de compra do shopper por meio de uma mensagem clara e personalizada. “Passar a informação correta sobre o produto pode ser a diferença entre a compra e um carrinho abandonado, já que as vitrines digitais contêm dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto, por exemplo. Consequentemente, informações nesse nível contribuem para que a venda se concretize”, explica Emerson Spina, COO da martech.

2- Estude o comportamento do consumidor: Compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Uma maneira de fazer isso é por meio do uso de dados nos conteúdos enriquecidos disponíveis nos e-commerces. “Com uma base de dados que o uso do Mapa de Calor traz, as indústrias que aplicam essa ferramenta têm acesso a dados que os ajudam a entender e a oportunidade de melhorar a comunicação e a experiência do shopper, além de auxiliar em decisões estratégicas no comércio digital. Essa flexibilidade permite que os negócios façam ajustes rapidamente, de acordo com o mercado e as necessidades do cliente”, conta o executivo.

3- Implemente a estratégia phygital: A união entre os canais físicos e digitais é conhecida como phygital. Fazer essa integração é interessante para aumentar ainda mais o potencial de vendas. No phygital, o executivo conta que o trade marketing digital apoia a indústria e o comércio eletrônico a aproximar o shopper dos produtos comercializados, por meio de uma comunicação assertiva e direcionada nos varejos digitais. “Esse é o principal ponto de contato do consumidor com a marca ou produto, mesmo que ele não efetue a compra por esse canal”, afirma.

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