Fraudes corporativas impactam no lucro das empresas

Problema causa perda de 130 bilhões de dólares nas empresas latino-americanas, segundo levantamento da McKinsey.
Fraudes corporativas impactam no lucro das empresas
Foto: Divulgação
Publicidade

No processo para garantir a segurança e o compliance das operações, as empresas podem se deparar com situações atípicas, como as fraudes corporativas. Segundo dados do estudo realizado pela McKinsey, empresas da América Latina perdem US$ 130 bilhões ao ano com esse tipo de irregularidade, o que impacta quase 10% do lucro. No Brasil, 32% das companhias reconhecem que as perdas por fraude representam mais de 10% da geração de caixa operacional.

Leia: Lastro de RH: por que fazer na sua farmácia

Os prejuízos podem impactar a empresa em diferentes aspectos, desde a reputação até a longevidade no mercado. Atentas a isso, as organizações têm investido em iniciativas capazes de detectar esses episódios. Entre as medidas tomadas para evitar as fraudes e outros tipos de irregularidades está o canal de denúncias nas empresas.

Um estudo realizado pela consultoria Global Market Insights Inc. revelou que os índices de fraudes internas, ou seja, aquelas cometidas por diretores, executivos ou funcionários, deverão crescer mais de 25% em termos da Compound Annual Growth Rate (CAGR), ou taxa de crescimento anual composta, em português.

A pesquisa também mostrou que medidas anti-fraudes já estão sendo tomadas pelas organizações a fim de identificar e combater esse tipo de ocorrência. Ainda de acordo com o estudo, o mercado de detecção e prevenção de fraudes deve crescer mais de 100% nos próximos cinco anos. Estimado em US$ 32,99 bilhões, deverá atingir a cifra de US$ 79,06 bilhões até 2029.

Para prevenir medidas fraudulentas, sejam elas internas ou não, as empresas podem adotar medidas como a análise e revisão de documentos, o monitoramento de transações, a revisão de políticas e procedimentos internos, a criação do canal de denúncias e a realização de campanhas de conscientização.

Análise de documentos

A falsificação de documentos é um tipo de fraude que pode ocorrer nas organizações, seja por meio da atuação de funcionários, clientes ou parceiros. Para evitá-la, é possível estabelecer um processo de análise e revisão da documentação, o que inclui faturas, recibos e contratos. Inconsistências, assinaturas suspeitas, informações confusas e alterações frequentes podem ser indícios de fraude.

Monitoramento de transações

As transações financeiras devem ser acompanhadas de forma mais incisiva para evitar a ocorrência de atividades fraudulentas. Discrepâncias nos valores, sem justificativas, podem ser sinais de fraudes no setor financeiro.

Revisão de políticas e controles internos

Para evitar episódios que coloquem em risco a estabilidade e o lucro da empresa, os processos e as políticas corporativas devem estar em funcionamento adequado. A falta de acompanhamento ou a ausência de controles podem facilitar a ocorrência de fraudes.

Canal de denúncia

Os funcionários podem ajudar a identificar e alertar a organização sobre episódios de fraudes. Para isso, o canal de denúncias é uma das ferramentas mais usadas. O canal permite que os colaboradores façam denúncias sobre atividades que consideram suspeitas para a equipe de compliance. Para garantir mais adesão do time nessa iniciativa, é importante adotar o anonimato e a confidencialidade dos relatos obtidos.

Campanhas de conscientização

Além do canal de denúncias, há outra forma de fazer com que os colaboradores atuem de forma ativa contra as atividades fraudulentas. As campanhas de conscientização podem ser usadas para trazer mais conhecimento aos funcionários, mostrando os impactos que as irregularidades trazem para a organização.

Leia também: Como abordar um cliente suspeito de furto

Treinamentos sobre ética nos negócios, políticas anti-fraude e riscos que ações fraudulentas podem causar para a empresa e para os funcionários podem ajudar nesse processo. Além disso, informes, e-mails e folhetos podem ser enviados para a equipe, de forma recorrente, para reforçar o assunto.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo