A Dialetto, em parceria com a Yungas, empresa de tecnologia especializada na gestão e comunicação de grandes redes de lojas e franquias, elaborou um material listando alguns motivos para profissionalizar a comunicação de uma rede de farmácias. Aumentar o engajamento das lojas em campanhas de marketing e proporcionar treinamento e capacitação são alguns dos motivos, com o objetivo de trazer mais engajamento de vendas aos estabelecimentos.
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Para que todas as rotinas e ações de uma rede de farmácias corram bem e sem problemas, é preciso pensar em todos os aspectos da operação. É importante que as redes farmacêuticas também profissionalizem sua comunicação interna, o que impacta diretamente a eficiência das ações, o dia a dia dos colaboradores e pode evitar de pequenas dores de cabeça a processos judiciais.
“Redes de porte médio a grande são bastante demandadas pelas unidades, e precisam contar com métodos ágeis de retorno, facilitando a comunicação e evitando o retrabalho”, conta Guilherme Reitz, CEO e cofundador da Yungas, empresa de tecnologia especializada na gestão e comunicação de grandes redes.
Confira os motivos para profissionalizar a comunicação:
Separar trabalho e vida pessoal – O uso de uma ferramenta específica e exclusiva da empresa dedicada à comunicação interna garante que não haverá perda ou duplicidade de dados, atrasos ou retrabalho em função de informações enviadas à pessoa errada ou a alguém que não esteja trabalhando no momento. Evite usar e-mail ou telefone pessoal.
Organizar procedimentos operacionais e administrativos – É vital ter sempre em dia relatórios e documentos, no caso de uma auditoria ou fiscalização. “Isso vai desde ter sempre os documentos e alvarás obrigatórios à mão até orientar farmacêuticos e enfermeiros a respeito dos procedimentos padrão para a realização de exames”, destaca Guilherme Reitz, da Yungas.
Proporcionar treinamento e capacitação – Os farmacêuticos e outros colaboradores de redes de farmácias precisam estar em constante atualização sobre novos produtos e procedimentos. Mantendo uma plataforma de comunicação organizada e unificada, é possível disponibilizar para toda a empresa informes, treinamentos e vídeos a respeito de produtos até então inéditos.
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Aumentar o engajamento das lojas em campanhas de marketing – Investir em campanhas de marketing e na comunicação visual da empresa é fundamental. Uma plataforma de comunicação adequada e específica permite analisar o engajamento de cada unidade, podendo inclusive notificar a marca sobre quem leu ou não cada mensagem.
Evitar informações contraditórias – É preciso criar uma gestão estratégica e profissional da comunicação. Sem essa gestão, diferentes informações podem ser repassadas a funcionários ou clientes, acarretando dificuldades em manter a cultura empresarial entre os colaboradores e uma voz ou posicionamento únicos perante o público consumidor.