Três erros mais cometidos pelas farmácias

Ausência de indicadores de gestão, ineficiência no controle de estoque e falta de política de precificação estão entre os mais encontrados.
Três erros mais cometidos pelas farmácias
Foto: Divulgação
Publicidade

Para que uma farmácia tenha bom resultado no final do mês, ela precisa corrigir três erros que são muito comuns nos estabelecimentos de pequeno e médio porte.

Leia: Comportamento do consumidor de farmácia

Fábio Pinto, presidente da franquia Drogarias Max, participou do É de Farmácia e explicou que a ausência de indicadores de gestão é um erro muito comum nas farmácias.

“Ele é um dos principais erros. Há uma série de indicadores que devem ser medidos com recorrência, entre eles, o custo de mercadoria vendida (CMV) e as metas estabelecidas para a equipe. Eles são fundamentais para que o gestor consiga realizar uma boa tomada de decisão a partir dos resultados que obtém”, comenta Fábio.

A ineficiência no controle de estoque é o segundo erro. Geralmente, o valor em mercadoria chega a ser maior do que o montante que a farmácia tem na conta corrente. Por isso, é fundamental que os proprietários de farmácias façam inventário regularmente para controlar rupturas e reduzir os índices de perdas, sejam elas por furto, sejam por vencimento.

Leia também: Venda de medicamento com ajuda de robô

O terceiro erro é a ausência de política de precificação. O dono de farmácia precisa definir a sua estratégia de preços para cada grupo de medicamentos. Para isso, é necessário levar em conta tributação, preço da concorrência, demanda de mercado, contando, se possível, com sistemas desenvolvidos especificamente para o canal farma.

“Eu costumo dizer que uma empresa é como um ‘ser vivo’. Para que o ‘organismo’ desse ‘ser’ funcione bem, é necessário que todos os processos internos estejam interligados e se desenvolvam de forma correta”, finaliza Fábio.

Se você quer se aprofundar nesse conteúdo, assista ao programa na íntegra, já disponível no canal da Ascoferj, no YouTube.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Apesar do contrato social, a existência de um acordo de sócios é essencial para evitar conflitos internos e garantir a sobrevivência da empresa a longo prazo.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 204 bilhões.
IA surge como uma solução para simplificar as tarefas relacionadas à operação e à gestão do relacionamento com o consumidor.
Entre as maiores vantagens do uso das etiquetas eletrônicas no varejo estão a precisão e a agilidade na atualização dos preços dos produtos.
Empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais conquistam a atenção do público.
Uso de ferramentas de previsão de demanda e análise de dados pode auxiliar no ajuste preciso dos estoques.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo